Saiba tudo sobre as oficinas do Senac Casa Afro Fashion

(Foto: Angeluci Figueiredo/CORREIO)
Afro Fashion Day discute moda e cultura negra através dos turbantes
November 19, 2016
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)
Chuva realça participação e a beleza da comunidade negra no Afro Fashion Day
November 21, 2016

Cerca de 120 pessoas participaram de seis workshops e bate-papos no Senac Rua Chile


 

A programação do Afro Fashion day (AFD) começou no sábado, 19, no Senac Casa Afro Fashion, como foi batizada a sede da instituição na Rua Chile. Nos dois turnos, aconteceram workshops e bate-papos sobre temas que relacionam beleza e empoderamento da mulher negra. Cerca de 120 pessoas participaram de atividades, como a oficina de Estilização de Cabelo Afro e a de Unhas Decoradas com Motivos Étnicos.

Oficina de Unhas Decoradas com Motivos Étnicos, com Jacimara Oliveira (Foto: Erik Sales/Diferente Imagens/Divulgação)

Oficina de Unhas Decoradas com Motivos Étnicos, com Jacimara Oliveira (Foto: Erik Sales/Diferente Imagens/Divulgação)

“É uma sacada maravilhosa do CORREIO pensar esse evento que tem tudo para se fixar no calendário nacional sem ser comparado com o que acontece no Rio e em São Paulo. Ano passado, pessoas de outros estados e países viram o desfile e ficaram surpresas com as possibilidades que a gente tem de criação e que até então não tinham sido exploradas”, destaca Phaedra Brasil, consultora de Moda do Senac.

A aula de automaquiagem serviu para a professora Tailane Lima Oliveira, 21, se aproximar de um universo que vê como distante. “Estou tirando as dúvidas e deixando de estar só com a informação do YouTube. É muito importante essa interação”, avaliou.

“Temos direito à memória, as nossas narrativas, a sair das estatísticas em que comumente encontramos a mulher negra, a que apanha, a que não estuda, a que tem filhos cedo. Temos que promover novas narrativas para essas mulheres que estão para nascer”, defendeu a designer e empreendedora Luma Nascimento, que dividiu a mesa sobre Empoderamento da Mulher Negra com a estilista e pesquisadora Carol Barreto e Olívia Santana, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia.

Durante a tarde de conversa Madalena Negrif contou sobre sua experiência no mercado de moda (Foto: Alex Dantas/Divulgação)

Durante a tarde de conversa Madalena Negrif contou sobre sua experiência no mercado de moda (Foto: Alex Dantas/Divulgação)

A tarde foi de inspiração para quem participou das Dicas de Moda Trend Afro, com Madalena Negrif e Phaedra Brasil, no Senac Casa Afro Fashion, na sede da organização na Rua Chile. Durante o encontro Madalena contou como sua marca se tornou um sucesso e falou também sobre o caminho que traçou para chegar até lá, como um curso no Senac e a graduação em moda. “Comecei muito a trabalhar com tecido de algodão cru”, disse sobre o início de suas produções.

O Afro Fashion Day tem patrocínio do Shopping da Bahia, HapVida e Faculdade da Cidade, apoio do Senac e Eudora e apoio institucional da prefeitura de Salvador.

CONFIRA IMAGENS DE COMO FOI A PROGRAMAÇÃO NO SENAC CASA AFRO FASHION