Arquivo do Autor

20110305AM

Através da Assessoria Laboratorio da Noticia recebemos um comunicado avisando que o FEMADUM que tinha sido cancelado por falta de apoio vai acontecer. Lei abaixo:

“O maior festival de música negra da Bahia será realizado neste sábado e domingo com a participação da Banda Percussiva do Olodum, seus cantores, artistas locais e com a presença do grupo argentino La Catorce Biz.

A cultura afro-baiana é quem ganha com a realização de três grandes eventos referenciados na cultura negra. O Festival Internacional de Capoeiragem, o Percpam e, é claro, o Femadum. Todos estes eventos contaram com o apoio estratégico e o patrocínio do governo do Estado da Bahia.

No caso do Femadum, a sensibilidade cultural e o esforço pessoal do governador Rui Costa, ao tomar conhecimento do cancelamento do evento, foi o que permitiu que poucas horas após ter anunciado o cancelamento do evento, voltar a público para informar que o festival do Pelô seria mantido”.

 

Comments Nenhum comentário »

Crédito: Santafé Hall/Divulgação. Alvinho, vocalista da banda Chica Fé.

Tem festa das boas nesta sexta (19). É o Branco de Sexta, em sua terceira edição realizada pela Licia Fabio Produções, que ganha edição de verão. O evento acontece partir das 20h, na Casa Almendra, no Rio Vermelho como parte do Circuito Rio Vermelho Skol, e terá  show do cantor Alvinho, e participação de convidados. A promoterLicia Fabio também receberá convidados no Camarote Net e Claro.

Licia Fabio - Foto por Flavio Carvalho

 

Licia Fabio: foto de Flavio Carvalho

Comments Nenhum comentário »

marcia Fellipe

Consagrado nos festejos juninos, o Camarote Sfrega é uma das boas novidades do Carnaval este ano. Realizado pela empresa baiana Sfrega Produções de Paulo Carvalho, o camarote promete chegar chegando na capital baiana. A começar pela programação musical com shows de Marcos & Belluti, Israel Novaes, Léo Santana, Márcia Fellipe (foto), É O Tchan, Seu Maxixe, Dan Valente, Samprime, Avenida Sete e DJ Nailson. O espaço vai funcionar de 24 a 28 de fevereiro (sexta a terça) no Edf. Atlantic Tower, no circuito Barra-Ondina. Dia 31/01, será realizado  Coquetel de lançamento da loja oficial, localizada no piso L1 do Salvador Shopping só para convidados.

 

Comments Nenhum comentário »

Adelmo Casé 2015

Um dos eventos mais badalados da temporada de Verão, a Feijoada ao Mar mais uma vez vai acontecer no dia 18 de fevereiro no Cerimonial Vila São José, Cabula,  das 14h às 20h. As bandas Negra Cor, com Adelmo Casé, e Afrodisíacos, com o cantor e compositor Pierre Onassis, já confirmaram presença e preparam um repertório  especial com homenagem aos 100 anos do samba.  A decoração, assinada por  Luisinho Bastos também homenageará o autêntico ritmo brasileiro. Organizada por Alexandra e July Isensee,  a Feijoada Ao Mar é all inclusive (com comida e bebida inclusos no valor do ingresso à festa).

Pierre onasis nova

Comments Nenhum comentário »

lowalwa

Em meio a uma quinta feira movimentada com a presença de Ivete Sangalo no Fuzuê de Verão, soube bem mais tarde do assassinato no Rio de Janeiro da  cantora  Lowala Braz  liíder da banda franco-brasileira Kaoma, que  ficou conhecida pelo hit “Lambada (Chorando se foi)”, do disco “Worldbeat” (1989). Um estouro mundial de um ritmo que começou em Porto Seguro e ganhou o mundo. Em 1990, no auge da lambada, o single de “Chorando se foi” já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias, segundo o jornal americano “The New York Times”. Ela foi casada com o percussionista baiano Giba Gonçalves criador do grupo percussivo feminino Batalá com celulas em vários paises. Giba que vive pelo mundo no momento está em Salvador onde costuma passar o Verão. Falei com ele. Giba está arrazado.

Comments Nenhum comentário »

Olodum 2017

Em comunicado oficial enviado por sua assessoria, a Laboratório de Noticias, O Bloco Olodum comunica o cancelamento do seu Festival. Segue o comunicado:

“A Diretoria executiva do Olodum vem a público comunicar o cancelamento do Festival de Música e Artes Olodum – FEMADUM 2017, que seria realizado neste final de semana, nos dias 21 e 22 de janeiro.

A principal razão que levou a diretoria do Olodum a cancelar o FEMADUM é não ter conseguido captar os patrocínios necessários à sua realização, mesmo tendo aprovado pelo mecenato do Ministério da Cultura, um projeto de captação de recursos para viabilizar a nossa ação. Igualmente, não conseguiu os apoios necessários junto ao governo do Estado da Bahia e nem da iniciativa privada, que ao longo dos anos se constituíram em importantes parceiros do Olodum na realização do FEMADUM.

O FEMADUM é um evento público realizado anualmente pelo Bloco Afro Olodum para premiar os vencedores do festival de músicas do Bloco Olodum, premiar personalidades negras que ao longo de suas trajetórias de vida tem dado importante contribuição para a defesa, preservação e valorização da cultura, bem como da população afro brasileira.

O FEMADUM acontece desde 1980 e é realizado gratuitamente no Largo do Pelourinho para um público aproximado de 10 mil pessoas/dia. Do festival já participaram artistas consagrados das músicas baiana, brasileira e internacional, a exemplo de Daniela Mercury, Gal Costa, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luís Melodia, Emicida, Jimmy Cliff, Koko Dembele e Andrew Tosh, entre outros grandes nomes.

A crise econômica mesclada com crise política transformou-se um mantra para a negação de patrocínios para os projetos em geral, em especial para os projetos culturais e, mais diretamente, para aqueles relacionados à cultura negra. Apesar disso, dois importantes eventos que estão acontecendo em Salvador no mesmo período do FEMADUM, nas mesmas datas, receberam, merecidamente aporte de recursos da Secretaria Estadual de Cultural, apesar da crise financeira.

Então, se não contamos com a sensibilidade cultural e política dos gestores públicos baianos, nem da iniciativa privada, principalmente daquelas empresas que se beneficiam com as festas, se optou por cancelar o FEMADUM e privar baianos e turistas nacionais e estrangeiros deste importante evento da cultura afro-brasileira.

A decisão de cancelamento do FEMADUM não se estende, a priori, aos demais eventos culturais do Olodum, a exemplo dos Ensaios de Domingo do Bloco Olodum, das Terças do Olodum e do desfile de carnaval.

O Olodum se despede pedindo desculpas aos baianos, aos fãs, comerciantes formais e informais, aos admiradores e a todos os artistas que haviam se comprometidos a participar do FEMADUM.

A direção

Foto: Magali Moraes

Comments Nenhum comentário »

Ara no Pelô

A noite de ontem (18) do Mistura do Ara, projeto da banda Ara Ketu que celebra as diferenças, na Teresa Batista, no Pelourinho, teve tom de prévia carnavalesca. Depois de a Batucada do Ara arrastar baianos e turistas pelas ruas do Pelô, a banda Avenida Sete abriu a noite com pura percussão. Em seguida, os anfitriões Tonho Matéria e Linnoy costuraram o repertório recebendo convidados como Tuca Fernandes, a sertaneja Naiara Azevedo, Carla Cristina, Ana Mametto, Mari Antunes e o forrozeiro Júlio Cesar (que não aparece na foto porque teve de sair para outro compromisso). A festa no ritmo de folia de Momo acabou depois da meia noite com cara de “semana que vem tem mais”. (Jil Evans)

 

Comments Nenhum comentário »

tropos

Anderson Petti & João Almy lançam nesta quinta-feira (19) às 21h, o canal no Youtube do B.A.V.I (Berimbau aparelhado Violão Inventável). O evento acontece na Tropos Co (Rua Ilhéus,214, Rio Vermelho.

Comments Nenhum comentário »

dadá nova

Nesta quinta-feira (18)  às 18h, no Restaurante NA PRAÇA, localizado no Espaço de Cinema Itaú Glauber, na Praça Castro Alves, no Centro de Salvador, a quituteira Dadá recebe a imprensa, ao lado de Rosana Jatobá, para apresentar o programa e falar das novidades do Feijão VIP, que será realizado no dia 11 de fevereiro, no Espaço Unique, em Salvador.  O programa de estréia do Canal da Dadá traz um bate papo saboroso com a jornalista Rosana Jatobá, baiana e amante da culinária da terra onde nasceu. Entre as panelas da cozinha, as duas conversam sobre histórias vividas e preparam o Bobó de Camarão, prato de origem africana, trazido para a culinária popular brasileira no século XVII. Dadá conta como era feita originalmente a iguaria e revela os segredos de um dos seus pratos mais concorridos. Quanto ao Feijão Vip  festa, que volta a ser promovida pela Novo Palco Eventos, do empresário Rodolphinho Tourinho, terá seis horas de serviço All Inclusive com Buffet completo de Feijoada e bebidas diversas. No palco, as atrações são o grupo Psirico, Tatau e Guga Meyra.

Comments Nenhum comentário »

Além-do-Canto3-Foto-Jorge-Wilson

A programação musical do Botequim São Jorge, no Rio Vermelho tem inicio nesta quarta (18) com mais uma edição do projeto especial “Além do Canto”, que reúne o cantor e instrumentista Elpídio Bastos, a cantora Nadjane Souza (ex-Olodum) e a banda Coro de Cor.  E prossegue  Na quinta (19), com  o ensaio de verão do grupo Terra Samba.

terra samba com Negão Jamaica

Na sexta (20)  acontece a segunda edição dos ensaios de verão da banda As Nandas, Tudo isso a partir das 21 horas. Sábado (21), a música começa desde cedo. Ao meio dia, tem buffet de feijoada e às 14h começa o som do grupo Sasminina, com repertório de samba para lá de especial. À noite, o cantor Diego Barreto sobe ao palco para o show Cantando o Brasil. Em seguida, a banda Katulê assume a festa. E, para encerrar a semana, domingo (22) tem almoço com buffet de feijoada e toda a musicalidade da cantora Claudya Costa. Às 19h, quem chega com tudo é a banda Samba Maria, que dá prosseguimento ao seu ensaio semanal.

As Nandas

Comments Nenhum comentário »