Clipe reúne casais de diversas orientações sexuais
12 de junho de 2016
Autor de ataque que matou 50 pessoas em boate LGBT ficou revoltado com beijo entre homens, revela pai
12 de junho de 2016

Sobe para 50 número de mortos em ataque em boate LGBT dos EUA; Atirador é jovem americano

A polícia de Orlando, nos Estados Unidos, informou no final da manhã desse domingo (12) que o número de mortos no ataque na boate gay Pulse Orlando é de pelo menos 50 pessoas. Inicialmente, as autoridades haviam dito que 20 pessoas haviam morrido, mas o FBI indicou que já são 50 corpos identificados. Há ainda outras 53 pessoas internadas em hospitais da região. Esse é o maior ataque da história dos Estados Unidos de pessoas mortas por tiros.

A cidade de Orlando declarou estado de emergência. A imprensa americana divulgou a identidade do suspeito como Omar Saddiqui Mateen, de 29 anos, mas a polícia ainda não confirmou a informação. Segundo o senador Alan Grayson, o suspeito é americano e tem família no Afeganistão.

Em sua conta no Facebook, a Pulse postou à  s 3h (horário de Brasília): “Saiam da Pulse e corram”. Esse foi o horário que, segundo a polícia, o atirador começou a disparar os tiros dentro da boate. Pelo menos um policial ficou ferido no tiroteio com o atirador, que acabou morrendo no confronto. O atirador estava com um rifle e um revólver, segundo o FIB informou. Ele também tinha um dispositivo no corpo – semelhante a uma bomba – mas não foi disparado.

De acordo com a polícia de Orlando, 41 pessoas morreram dentro da boate e 9 a caminho do hospital.
O atentado teve duração de três horas, entre 2h e 5h, pois o atirador fez reféns no espalo, O prefeito de Orlando, Buddy Dyer, que declarou estado de emergência na cidade e no estado da Flórida.

“É uma situação que envolve reféns e coisas que aconteceram muito rapidamente. Neste momento, precisamos ver o que de fato aconteceu. Cinquenta vítimas em um só lugar é um dos piores ataques que já vimos” disse o chefe da polícia de Orlando, John Mina.

Momento político
Logo que o ataque foi confirmado as autoridades americanas, que estão em momento de campanha eleitoral trataram de falar sobre o assunto. A secretaria da Casa Branca, em comunicado oficial, disse que o presidente Barack Obama foi informado pela manhã por Lisa Monaco, assistente do presidente para segurança nacional e contraterrorismo, sobre o trágico tiroteio em Orlando, na Flórida.

“Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e com os entes queridos das vítimas. O presidente pediu atualizações constantes enquanto o FBI, ao lado de outras agências federais, trabalham com a polícia de Orlando para conseguir mais informações, e indicou que o governo federal contribua com toda a ajuda necessária para continuar com a investigação e dar suporte à   comunidade.”

A candidata Hillary Clinton, no Twitter, lamentou o fato: “Acordei com notícias devastadoras da Flórida. Enquanto aguardamos mais informações, meus pensamentos estão com aqueles que foram afetados por este ato terrível.” Seu concorrente, Donald Trump, também no Twitter, declarou: “Tiroteio muito feio em Orlando. Polícia investiga possível terrorismo. Muitas pessoas mortas e feridas.”

A presidente afastada Dilma Rousseff publicou nota de pesar no seu Facebook. “Lamento a tragédia ocorrida em Orlando, nos Estados Unidos, nesta madrugada, com a morte de 50 pessoas, numa boate gay. Estamos vivendo momentos terríveis, tempos de preconceito e intolerância que ceifam vidas humanas. Vamos juntos lutar contra esta barbárie. Meus sentimentos à  s famílias das vítimas, ao presidente Barack Obama e ao povo dos Estados Unidos”, publicou.

Boate
A Pulse Orlando é uma das principais casas de shows LGBT da Flórida. O espaço é famoso também por ter apresentações de drags queens do reality show RuPaul’s Drag Race.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

(Notícia atualizada à  s 14h32)

Jorge Gauthier
Jorge Gauthier
Jornalista, adora Beyoncé e não abre mão de uma boa fechação! mesalte@redebahahia.com.br

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *