César Romero

César Romero: Prêmios ABCA

Divulgado o resultado das eleições dos Prêmios ABCA 2015. São os mais importantes do Brasil na área de artes visuais. A ABCA foi fundada em 1949, portanto tem 67 anos de ação contínua, promovendo a aproximação das diversas culturas e o intercâmbio de distintas estéticas.

Prêmio Gonzaga Duque (crítico por sua atuação durante o ano) - Enock Sacramento: Começou a atuar a partir do final dos anos 1950 como jornalista profissional em Belo Horizonte.  Na década de 70, trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Rádio Eldorado. Participou também de comissões de seleção e premiação de inúmeros salões de arte e apresentou textos críticos em mais de 200 catálogos de exposições de artes visuais.   

Prêmio Sergio Milliet (Trabalho de pesquisa publicado) - Annateresa Fabris: livro A Fotografia e a Crise da Modernidade. Nessa publicação, a autora abarca dois temas: O Resgate do Efêmero e A Pintura Posta em Questão, o embate entre o uso da fotografia – como meio – para a produção da obra de arte e as implicações entre as diversas tendências da pop art inglesa e norte americana. A segunda parte do livro discute o papel de Robert Rauschenberg e Andy Warhol na pop art.

Prêmio Mario Pedrosa (artista contemporâneo) - Marcello Nitsche (São Paulo 1942): Ainda estudante de arte na FAAP, coordenou iniciativas pioneiras como Arte na Praça, na década de 60. Ganhou visibilidade nas Bienais de São Paulo, onde surpreendeu a todos com o gigantesco inflável Bolha Amarela. Os anos 80 são marcados pelas Pinceladas, que ganham autonomia e se libertam do suporte da tela.

Prêmio Ciccilo Matarazzo (personalidade atuante no meio artístico) - Danilo Santos de Miranda: Começou a trabalhar no  Sesc de São Paulo em 1963 e, desde 1984, exerce a função de diretor regional da instituição. Formado em Filosofia e Ciências Sociais, realizou estudos complementares de especialização na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getulio Vargas de São Paulo e na Suíça.

Prêmio Mario de Andrade (crítico pela trajetória) - Lisbeth Rebollo Gonçalves: Socióloga, dedicada ao estudo da história da arte, ensaísta e crítica de arte, foi, em dois mandatos, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes, é autora de diversos livros. Organizadora do Congresso Internacional da Aica no Brasil, em 2007, e dos Anais do referido encontro.

Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória) - Claudio Tozzi: Artista da geração dos anos 1960, começou nas artes, pregando os retratos de Che Guevara que ele mesmo reproduzia nos muros de São Paulo e registrando as manifestações dos estudantes. Tozzi é formado pela FAU/USP, onde atua como professor.

Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria de exposição) - Ana Maria Beluzzo: Na curadoria da exposição Lig-Des Marcelo Nitsche, apresentada no Sesc Pompeia, apresentou a trajetória do artista desde a década de 1960. Crítica, pesquisadora e curadora independente, é membro da ABCA.

Prêmio Rodrigo Mello Franco (instituição pela programação) - Centro Cultural Banco do Brasil: Os CCBBs estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. São espaços multidisciplinares com programação regular. Em aproximadamente 25 anos de atuação, suas unidades receberam mais de 74 milhões de visitantes, com a realização de 3.600 projetos e mais de 12 mil de eventos.

Paulo Mendes de Almeida (destinado à organização de exposição) - Africa Africans: O Museu Afro exibiu, em 2015, aquela que foi a maior mostra de arte contemporânea já realizada no país. Africa Africans foi inaugurada em celebração ao Dia Internacional da África. 

Prêmio Antonio Bento (veículo de divulgação) - Globo News em Pauta: O enfoque principal é a análise dos fatos marcantes que inclui também um roteiro cultural que prioriza as exposições em cartaz na cidade. Apresenta também comentários de jornalistas localizados em São Paulo, Brasília e Nova York.

A ABCA ainda premiou com Destaque Especial: Percival Tirapeli, Aracy Amaral, Instituto Olga Kos e Homenagem Especial: Maureen Bisiliat, Paulo Bonfim e Antonio Santoro.

*Cesar Romero é artista plástico e crítico de arte ABCA-AICA

publicidade
Tags:

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h47
  • Baixa11h45
  • Alta18h02

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.