Carnaval

Barra: Carnaval começa hoje com desfile de 20 fanfarras na Oceânica

A folia só terminará às 2h da quinta-feira, quando o último bloco chegar à Rua Airosa Galvão, local de dispersão

Atualizado em 06/02/2013 17:07:03

Renato Alban
renato.alban@redebahia.com.br
atualizada às 17h06

Uma folia sem trios elétricos, camarotes e estrelas do axé. É dessa forma que um grupo de foliões curte o Carnaval há 35 anos entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. Nesta quarta (6), 20 blocos de sopro e percussão, conhecidos como fanfarras, percorrerão o circuito na Barra a partir das 19h.

A folia só terminará às 2h da quinta-feira, quando o último bloco  chegar à Rua Airosa Galvão, local de dispersão.

A prefeitura de Salvador estima que cerca de 35 mil pessoas participarão da folia neste ano. Ainda de acordo com a administração municipal, o circuito, que foi oficializado neste ano, contará com banheiros químicos, postos de observação, iluminação, segurança e postos de saúde.


Bloco Xupisko já tomou as ruas da Graça e da Barra terça. (Foto: Arisson Marinho)

O percurso foi batizado de Sérgio Bezerra em homenagem ao fundador da fanfarra Habeas Copos e dono do bar de mesmo nome localizado na rua Marquês de Leão, paralela à Avenida Oceânica.

A tradição do desfile dos blocos que formam a Associação Carnavalesca de Entidades de Sopro e Percussão (Acesp) surgiu há sete anos, quando a fanfarra Gravata Doida se juntou ao Habeas Copos. Juntos, seus organizadores resolveram reunir blocos para desfilar na quarta-feira que precede o Carnaval.

Desde então, moradores e turistas têm se unido à  folia, que resgata o clima dos antigos carnavais. O idealizador da festa, Sérgio Bezerra comemorou a oficialização do circuito.

“Vamos mostrar ao Brasil que Salvador tem um Carnaval plural. Os jovens todos estão aderindo a essa forma de curtir o Carnaval, além da velha guarda que participa e continua nos apoiando. É um grande salão de festa a céu aberto e toda a família pode participar”, disse Bezerra.  

No circuito

Concentração No Farol da Barra — Avenida Oceânica
Dispersão No Morro do Cristo — Rua Airosa Galvão
Percurso — Apenas no trecho da Avenida  Oceânica entre a concentração e a dispersão
Horário — O primeiro bloco sairá hoje às 19h; a previsão é de que a  última fanfarra deverá chegar ao Morro do Cristo às 2h
Fanfarras — O primeiro bloco é o Gravata Doida, seguido por: Concentra Mas Não Sai, Quero Mais,
Pinguço, Jegue Enfeitado, Habeas Copos, Va Braceta, Cachasamba,
Dibarabar, Integramed, Liga da Justiça, Preliminar, Bloquinho, Soagente, Lebre Sapeca, Quinta do Espanhol, Siene, Come Lixo, 100 Comentários e Barca Tricolor
Público estimado — Mais de 35 mil pessoas

O Bloquinho, do cantor Jau, ganha novo formato. Esse ano o Bloco concentra às 20h nas imediações da ladeira da Barra, desfila com o seu charangão, em clima de carnaval veneziano, pelas ruas do porto e segue para o Barra Hall onde o cantor Jau se apresentam somente para os seus associados. Bloquinho contará ainda com o som do DJ Nenga

Tags:
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h00
  • Baixa11h04
  • Alta17h26
  • Baixa23h26

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Anuncie
71 3203-1812
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.