Colunista

Emmerson José: Briga de foice no escuro

Atualizado em 08/01/2012 17:51:26

É assim que o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) encara a disputa de quem consegue se sair pior nas rodovias pedagiadas da Bahia. Segundo o parlamentar, que deu uma entrevista exclusiva ao site do Fala Bahia e usa diariamente a BR-324, as concessionárias ViaBahia e Bahia Norte vão mal ‘mas a ViaBahia está muito pior. O baiano, de modo geral, espera que essas concessionárias ofereçam um serviço melhor, porque paga-se muito caro nas rodovias’.

Em seu primeiro mandato na Assembleia, o também radialista Carlos Geilson diz que seu partido está vendo de camarote os bastidores da campanha de prefeito em Feira de Santana, sua terra natal, e que o PTN tomará uma decisão após a micareta da cidade. A entrevista completa com o deputado pode ser conferida no site www.falabahia.com.

Educação?
Já comentamos neste espaço projetos de lei que pretendem colocar a iniciativa privada no ensino público de Salvador, tendo o empresariado a contrapartida de poder explorar o uniforme do aluno como outdoor ambulante. Agora, na Assembleia Legislativa da Bahia, iniciativa semelhante surge com o Projeto de Lei n° 19.637/2011, do deputado Pedro Tavares (PMDB).

O parlamentar sugere que as empresas adotem as escolas e realizem ‘obras necessárias à revitalização, reconstrução e manutenção das mesmas’. E vai mais além, quando deixa aberta a possibilidade de doação de material escolar. Feito isso, trocaremos a farda escolar por um abadá. Seguindo a linha do politicamente correto, o PL veta a participação de empresas ligadas à produção de fumo e de bebidas alcoólicas. Ah, bom.

Não é comigo não
Buscar a participação da iniciativa privada no dia a dia do país, do estado, da cidade e também do cidadão, é sempre uma atitude que merece elogios. Só não se pode esquecer é que construir e manter escolas são obrigações dos governos (municipal, estadual e federal).

É preciso lembrar ainda que o empresariado brasileiro (o cidadão comum também) paga uma das mais altas cargas tributárias do mundo pra não ter nada em troca. Na verdade, o eleitor espera que o legislador atue de forma eficaz, fazendo com que o Executivo aplique da melhor forma possível o dinheiro do contribuinte. Não é correto transformar o estudante em garoto-propaganda. Justo mesmo é obrigar os governantes a investir melhor, e com transparência, a fortuna que arrecadam com impostos.

Saideira
Foram 941 colunas desde que comecei a escrever neste líder CORREIO. Compromissos pessoais inadiáveis me afastam deste espaço. Aos meus leitores diários, um muito obrigado pelo carinho. Aos grandes profissionais deste jornal, deixo o meu abraço e a certeza de que muito aprendi nesses quase três anos de convivência. Continuarei firme no Fala Bahia, da Bahia FM e TV Salvador, além da rádio CBN e o site falabahia.com. A gente se encontra por lá.

Tags:
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta04h00
  • Baixa10h00
  • Alta16h09
  • Baixa22h21

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.