Salvador

Emmerson José: Treme-treme

Há um temor generalizado entre os políticos baianos que anunciaram publicamente o desejo de cair fora de suas legendas

Atualizado em 26/09/2011 07:57:14

Há um temor generalizado entre os políticos baianos que anunciaram publicamente o desejo de cair fora de suas legendas para engrossar a fileiras do ainda não oficializado PSD. Tudo por conta da pendenga judicial que ameaça o registro do novo partido pela Justiça Eleitoral até 7 de outubro, prazo máximo para que a legenda possa disputar as eleições municipais em 2012. A atmosfera de medo ficou mais densa depois das declarações à imprensa feitas pelo ministro Marco Aurélio de Mello, um dos três integrantes do Supremo com assento efetivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em entrevista ao Terra Magazine, disse que vê irregularidades na criação do PSD e que a Corte não pode correr contra o tempo apenas para dar à sigla o aval necessário na briga pela sucessão municipal.

 

Olho na ampulheta
Correligionários de dissidentes que esperam com ansiedade o registro do PSD confidenciaram a esta coluna qual o principal medo dos políticos de malas prontas para o embarque na nova legenda: o acirramento da disputa entre os ministros do TSE  contrários e favoráveis à legalização da sigla, que arrastaria a resolução final para além do prazo legal. Como dispararam aos ventos críticas às suas casas partidárias para justificar a saída, sabem acertadamente que serão triturados no processo eleitoral de 2012 e, por isso, adotaram a tática do silêncio obsequioso para tentar esfriar as relações com os antigos caciques. Mas, sobretudo no DEM e PMDB, perdão aos que classificam como “adesistas” é algo considerado assunto fora de ordem.

 

Quase que dança
Um episódio conduzido silenciosamente pela cúpula do PT mostra como andam tensas as relações entre os líderes e as bases do partido no interior. Apresentado como novo petista, o prefeito de Miguel Calmon, Caca Requião, viu sua filiação subir no telhado, quando integrantes do Diretório Municipal e da Executiva Estadual negaram o ingresso, com a justificativa do passado direitista de Caca, historicamente ligado ao carlismo. Mas, o ex-republicano respirou aliviado após conseguir aprovar a ficha de entrada, graças à costura feita por gente graúda do alto escalão vermelho na Bahia. No entanto, a imposição do nome reverberou nos comandos do PT nos municípios, que deixaram claro a indigestão no processo de adesão de adversários políticos em seus quintais. Para a turma descontente, aceitá-los como aliados até que vai, mas como membro da legenda é outra história.

 

Lente de aumento
Mandamento da Justiça Eleitoral que vale para o interior e para a capital: outdoor mandrake de político com foto gigante comemorando alguma data festiva, causa social, liberação de verba federal e demais temas concebidos para escapar da toga vai ser tratado como infração da lei, com possibilidade de multa, advertência e, depois, processo de inelegibilidade. O procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, já mandou limpar a lupa para agilizar os processos. Outdoor, dizem juristas, não pode nem no período eleitoral. Fora dele, então...

 

Pílula
A situação é grave na região de Irecê. A Barragem de Mirorós está  com 14% de sua capacidade, levando a população da cidade ao racionamento de água. Enquanto isso, a obra da adutora da Embasa, com verba do PAC, para trazer água do Rio São Francisco está a passos de bicho-preguiça, animal que não se dá bem no calor do sertão.

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h34
  • Baixa11h39
  • Alta17h53
  • Baixa23h45

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.