Bahia

Festa de Nossa Senhora da Purificação terá shows até 2 de fevereiro

A matriarca da família Velloso foi homenageada na manhã de ontem (25) em missa

Atualizado em 26/01/2013 09:21:23

Luana Rocha
luana.rocha@redebahia.com.br

Duas fotografias com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um abraço fraternal, ocupam a parede da sua sala. Em gesto semelhante, a imagem do senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Logo abaixo, uma escultura de Oxóssi harmoniza com um emoldurado de Iansã, próximos a outros quadros de Santo Amaro e Nossa Senhora da Purificação, que aparecem ainda em diferentes áreas do salão.

A capa de Âmbar, disco de 95 de Maria Bethânia, emparelha com uma homenagem a outro filho ilustre, Caetano Veloso. Na sala de Claudionor Teles Veloso, a Dona Canô, está tudo como ela deixou, exceto ela.

Na manhã de ontem, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação homenageou o 30º dia de morte da matriarca dos Velloso, filha ilustre da cidade do Recôncavo. “Tenho a sensação que ela organizou essa despedida”, pontua o neto,
J. Velloso. “Ela morreu no dia de Natal e, um mês depois, se inicia a festa da padroeira da cidade. Sua história foi tão bonita que ela soube finalizar com chave de ouro”, disse.

Homenagem
Dona Canô era um elemento influente na organização da festa de Nossa Senhora da Purificação, atuando na produção do espetáculo, doação financeira ou participação ativa.

“Ela não perdia uma novena, cantava no coral e era da sua casa que partia a lavagem da cidade. Era uma festeira”, relembra o amigo Parode. 

“Seu desejo era que a festa acontecesse  sempre e, esse ano, estamos trabalhando como uma homenagem a ela”, rememora Maria Zilda Araújo, ou simplesmente Nigrinha Discarada (sic), apelido dado pela homenageada. “Ela produzia até roupas para as meninas que distribuíam o panfleto da festa”, conta Rodrigo Velloso, filho e atual secretário de Cultura e Turismo de Santo Amaro.

As comemorações começaram ontem e vão até sábado que vem (veja abaixo). “Já existia um lugar para ela sentar aqui na igreja porque todos os dias da Novena ela estava aqui”, completou o amigo Enear Louro. “Fica um vazio grande, mas teremos sempre uma saudade alegre porque ela era presente e forte”, lembra emocionada, sua outra filha, Irene. Filhos, netos e bisnetos acompanharam a missa. Caetano e Bethânia não compareceram.

Conciliação
As imagens na sala são reflexos  da sua personalidade. Durante 105 anos, a sala da casa de Dona Canô abrigou divergentes opiniões, crenças e sexos que encontravam ali espaço para conviver. “Ela recebia diferentes pessoas, sem nenhum preconceito. Consegui tudo que tenho graças a ela”, enaltece Robertinho Chaves.  Há 20 anos morando em Paris, ele conta que o principal ensinamento de Dona Canô, hoje é seu ganha-pão na Europa. “Ela me mostrou como se faz lavagem de verdade”. Ele comanda a Lavagem da Madeleine, em Paris, que chega em 2013 a sua 13ª edição.

Ela apresentou a mesma moderação quando, em 2009, ligou pessoalmente para Lula, pedindo desculpas pelo filho, Caetano, que chamou o ex-presidente de “analfabeto que não sabe falar”.  “Caetano não tinha que dizer aquilo. Vota em Lula se quiser, não precisa ofender nem procurar confusão”, disse, na época. Manteve também amizade intensa e próxima com o senador ACM até a morte dele.

A proximidade era revertida em pedidos para Santo Amaro. “Costumava dizer que ela era a senadora da cidade”, brinca o atual prefeito, Ricardo Machado (PT). Por intermédio dela, as reformas da Praça da Purificação, maternidade e hospital da cidade foram concluídas. O seu grande sonho, no entanto, não conseguiu ser realizado. “Ela queria a despoluição completa do rio Subaé, mas vamos realizar esse sonho dela”, promete Machado. 

Na ausência da matriarca, o bastão agora deve ficar com a filha mais velha, Clara,  80 anos. “Seguindo a tradição da nossa família, a mais velha é que está à frente”, brinca Jorge.

Festa tem shows até sábado da semana que vem, dia da Lavagem
A festa de Nossa Senhora da Purificação vai até dia 2 de fevereiro. Ontem, abriram a festa Caetano Veloso e Zezé di Camargo e Luciano. No dia 2, ocorre a lavagem das escadarias, a partir das 10h, e uma procissão que começa às 16h, percorrendo as ruas da cidade. A novena de Santo Amaro da Purificação começou no dia 23 e termina no dia 31. 

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h00
  • Baixa11h00
  • Alta17h09
  • Baixa23h15

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.