Mundo

Ginasta Lais Souza sofre acidente nos EUA e passa por cirurgia na coluna

No esqui aéreo, o atleta desce uma pista na neve, é lançado para o ar por uma rampa, faz acrobacias e aterrissa

Folhapress
Atualizado em 28/01/2014 12:10:58

Laís sofreu acidente nos EUA (Foto: Reprodução)

A ex-ginasta Lais Souza, 24, que aguardava classificação para a prova de esqui aéreo dos Jogos Olímpicos de Inverno, sofreu um acidente na última segunda-feira durante um treinamento em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

De acordo com a família da atleta e a Confederação Brasileira de Desporto na Neve (CBDN), a ex-ginasta passou por uma cirurgia no Hospital da Universidade de Utah. A CBDN não informou qual a lesão sofrida pela ex-ginasta.

O irmão de Lais, Matheus Souza, afirmou que atleta sofreu uma lesão na coluna. “O COB informou que foi uma lesão na coluna, mas não sabemos a gravidade. Estamos angustiados esperando mais informações. A cirurgia ocorreu por volta das 2h [horário de Brasília], mas ainda não tivemos informações sobre o estado de saúde da Lais”, contou.

Segundo Matheus, Lais sofreu o acidente após realizar o salto. No esqui aéreo, o atleta desce uma pista na neve, é lançado para o ar por uma rampa, faz acrobacias e aterrissa. “Ela estava em alta velocidade e saiu do trajeto da pista. O esqui não tem freio e ela se acidentou. Essa é a informação que temos”.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ofereceu passagem e hospedagem em Salt Lake City para um dos membros da família. “Minha mãe está tentando conseguir um passaporte emergencial e viajar ainda hoje para os EUA. O COB está dando todo o suporte para a gente”, contou. A família de Lais Souza é de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

Novata no esporte Lais Souza, 24, e a também ex-ginasta Josi Santos, 28, aguardavam a classificação para o esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno. Elas começaram a praticar o esporte há menos de oito meses.

Tudo começou em maio de 2013, quando as ex-ginastas foram convidadas pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve a conhecer a modalidade. Em junho, em uma pista artificial em São Roque (a 66 km de São Paulo), elas testaram a modalidade olímpica pela primeira vez, sem nunca antes terem esquiado.

O teste principal, entretanto, foi feito em uma cama elástica. Em dezembro, na Finlândia, estrearam em uma competição. Antes, foram quatro períodos de treinamento em quase 100 dias de aprendizado. 

Relacionadas



Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta03h49
  • Baixa09h54
  • Alta16h00
  • Baixa22h00

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.