Esportes

Miro Palma: O Baiano é obrigação!

Em 2012, com um orçamento superior a R$50 milhões, é inadmissível ver o Esquadrão bater na trave mais uma vez.

Atualizado em 16/01/2012 11:14:03

O jejum incomoda. São dez anos sem levantar uma taça sequer no Campeonato Baiano. Nesse período, o Bahia viu o Vitória erguer oito canecos. Se contentar com os tropeços do rival diante de Colo Colo e Bahia de Feira é muito pouco para um clube bicampeão brasileiro e dono de 43 títulos estaduais. A torcida está cansada. Em 2012, com um orçamento superior a R$50 milhões (o maior da história do futebol baiano), é inadmissível ver o Esquadrão bater na trave mais uma vez. E não é só o alto investimento do clube que me faz pensar dessa maneira.


O planejamento, ao menos a princípio, está sendo executado da maneira correta. A base de 2011 foi mantida (apesar da inexplicável renovação contratual de Jones Carioca), incluindo a permanência do técnico Joel Santana. Além disso, contratações pontuais foram realizadas, como por exemplo, o retorno do meia Morais, candidato fortíssimo a preencher a vaga de camisa 10 com perfeição. Zé Roberto e Ciro ainda vão desembarcar em Salvador nos próximos dias e, com a chegada dos dois, o torcedor já faz o exercício diário de escalar o time. Algumas dúvidas podem surgir, mas, ao menos no esquema de jogo proposto por Joel nos primeiros treinos coletivos do ano, a imaginária equipe titular seria: Marcelo Lomba, Coelho, Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Fabinho, Jéferson, Morais e Zé Roberto; Souza.


Joel ainda terá algumas boas opções no banco de reservas como Lulinha, Vander, Ananias, Gabriel e Ciro. Minha única preocupação é com a garotada recém-promovida da base. Mádson, Dudu, Filipe, Fábio, Paulinho e Rafael terão oportunidade de amadurecer com tanta gente no elenco? Jogadores como Boiadeiro, Rafael Donato, Hélder, Jones e Reinaldo não estariam ocupando o espaço que poderia ser desses meninos? Entendo que a temporada é longa e o Bahia disputará quatro competições importantes, porém, não vejo necessidade de um grupo tão grande. Até o momento, são 36 atletas no Fazendão: 11 entram em campo, sete ficam no banco de reservas e outros 18 esperam por uma oportunidade. Muita gente ociosa gera insatisfação...


Apesar dos pequenos problemas, acredito que o tricolor entra como favorito nesse campeonato. Minhas primeiras impressões nos treinamentos foram positivas. Joel parece estar convicto do esquema com três meias ofensivos e uma referência na frente. Gostei da ‘dupla’ formada por Morais e Jéferson. Dois jogadores inteligentes, dinâmicos e capazes de deixar qualquer companheiro na cara do gol. Eles estão se entendendo bem e o repertório de jogadas é impressionante. Gabriel também merece uma atenção especial. Veloz e arisco, o garoto parece ter, enfim, encontrado o seu lugar no campo. Como um antigo ponta-direita, tem surpreendido e deixado Joel Santana bastante satisfeito. Agora, é só por tudo em prática a partir de quarta-feira, às 20h30, contra o Atlético de Alagoinhas, em Pituaçu. Chega de saudade! A bola vai rolar! 

 

Confira o elenco tricolor para a disputa do Baianão:

 

Goleiros - Marcelo Lomba, Omar e Renan

Laterais - Coelho, Boiadeiro, Mádson, Ávine e William Matheus

Zagueiros - Titi, Danny Morais, Diego Jussani, Rafael Donato e Dudu

Volantes - Fahel, Fabinho, Marcone, Hélder, Diones, Lenine e Filipe

Meias - Morais, Jéferson, Lulinha, Magno, Vander, Fábio e Paulinho

Atacantes - Souza, Júnior, Gabriel, Ananias, Reinaldo, Jones, Rafael, Zé Roberto* e Ciro*

 

*Ainda não foram apresentados oficialmente

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta01h23
  • Baixa07h39
  • Alta13h53
  • Baixa19h58

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.