Variedades

Osmar Marrom Martins: Banho de Axé para Iemanjá

Também no Rio Vermelho, a partir das 13h, no terraço do Hotel Gran Tulip, será realizada a festa Mirante Yemanjá

Atualizado em 22/01/2012 08:05:43

Umas das festas populares mais bonitas e admiradas pelos baianos acontece dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, em homenagem a Iemanjá. Pelo lado religioso, os fiéis colocam presentes nos balaios entregues à rainha do mar pelos barcos da Colônia de Pescadores do bairro. E, este ano, a turma do axé, assim como vem acontecendo com a Lavagem do Bonfim, resolveu apostar em festas fechadas para quem quer curtir o lado profano com conforto e mordomia.  No estacionamento da academia Villa Forma, a partir das 13h, acontece a Odoyá Yemanjá, evento animado por Márcio Victor e a banda Psi Experimental. Também fazem a festa Alexandre Peixe e Magary Lord. Na abertura e nos intervalos, o DJ Monstro comandara as pick-ups.


Cantor Magary Lord fará duas apresentações; Larisas Luz será anfitriã

Também no Rio Vermelho, a partir das 13h, no terraço do Hotel Gran Tulip, será realizada a festa Mirante Yemanjá. Estarão se apresentando as bandas Filhos de Jorge e Batifun. Os convidados vão poder depositar seus presentes e fazer seus pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar em um local reservado. E, como festa e gastronomia andam juntas, os organizadores prometem um buffet com feijoada, acarajés e abarás.

Quando a noite chegar, todas as atenções se voltarão para o Centro Histórico, precisamente na Praça Pedro Archanjo, Pelourinho. Às 20h tem o  Banho de Axé, organizado pelo bloco Ara Ketu. E o time de convidados é bastante atraente. Além da banda anfitriã, Ara Ketu, comandada pela cantora Larissa Luz, o evento tem ainda Daniela Mercury, Saulo Fernandes, da banda Eva, Filhos de Jorge e Magary. Animada com a perspectiva de um bom público, Vera Lacerda, empresária e produtora do Ara, acredita que o Banho de Axé pode ser o diferencial da data.

Traz a Massa cai no pagode
O Bloco Traz a Massa mantém a tradição dos últimos anos e, mais uma vez, investe nas bandas de pagode para o Carnaval 2012. A programação ficou assim: na sexta e no sábado de Carnaval, no circuito Barra/Ondina, tem Fantasmão e Ed City, respectivamente; domingo, segunda e terça, no Campo Grande/Avenida, tem Saiddy Bamba, Ragathoni e A Bronkka.

Feijão Chic com Magary
Confirmada para o dia 8 de abril a 14ª edição do Feijão Chic, organizado pelo jornalista e produtor Paulo Norberto. O evento, que terá animação de Magary Lord, será realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana, a partir das 13h.

Ecologia no Carnaval
A banda de pop-rock Preserve Amazônia World Banda, que é comandada pelo cantor e compositor baiano Bruno Nunes, vai desfilar pelo segundo ano no Carnaval de Salvador. Na sexta-feira, 17/2, a festa será no Circuito Dodô (percurso Barra/Ondina), às 19h. No domingo, 19, será no Circuito Osmar Macedo (percurso Campo Grande/Avenida), às 18h.

Ninha em novo espaço
Depois de bem-sucedida temporada no Padaria Bar, Ninha e a banda Trem de Pouso estão ensaiando em novo espaço. É no bar e restaurante Zen, que também fica no bairro do Rio Vermelho. O evento acontece às terças, a partir das 22h.

2222: Cem anos de Gonzaga
Eterno Rei do Baião, o pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) será o homenageado do Camarote Expresso 2222 do cantor e compositor Gilberto Gil. A informação é da empresária Flora Gil, mulher do artista. O pernambucano Gonzagão completaria 100 anos, a exemplo do baiano  Jorge Amado, que é o grande homenageado do Carnaval 2012.

Daniela Mercury e seu movimentado Verão de ensaios
A temporada de Verão 2012 está sendo das mais agitadas para a cantora Daniela Mercury. A rainha abriu espaço em sua agenda para participar de uma série de ensaios que estão bombando em Salvador. Depois de se apresentar com o Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e também no Yes Prime, no Bahia Marina, ela continua fazendo seu aquecimento para o Carnaval.

Amanhã, estará no Cortejo Afro, no Pelourinho. Dia 8 de fevereiro, vai ao Eva Convida, no Alto do Andu, Paralela, onde dividirá o palco com Saulo Fernandes e banda Eva. Acabada a fase de ensaios, ela encara a agenda de Carnaval, que inclui o bloco Crocodilo; uma ópera popular num trio independente; participação no desfile da Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro; e o seu camarote, comandado pela amiga e promoter Licia Fabio.

Bloco As Muquiranas anuncia as atrações do Carnaval 2012
Para comemorar seus 47 anos de folia, o bloco As Muquiranas escolheu o tema Cleópatra, A Fonte do Desejo. Durante três dias, o pagode rola solto no desfile que será realizado no Circuito Osmar Macedo (Campo Grande/Avenida): sábado, com o Harmonia do Samba; segunda-feira, com o Psirico; e terça-feiracom Saiddy Bamba.

Mariene de Castro vai ao Cortejo Afro nessa segunda-feira
Promessa de casa cheia mais uma vez, amanhã, em mais uma edição do badalado ensaio do bloco Cortejo Afro, idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta. O evento, que acontece a partir das 21h, na Praça Pedro Archanjo, terá duas convidadas especiais: as cantoras Mariene de Castro e Daniela Mercury. Além, claro, da Banda Cortejo Afro.

Dão e Arlindo Cruz estarão na Noite da Beleza Negra do Ilê
Os cantores Dão e Arlindo Cruz são as atrações da Noite da Beleza Negra edição 2012. Trata-se da mais importante festa realizada pelo bloco afro Ilê Aiyê, também conhecido como o Mais Belo dos Belos. A celebração será no próximo sábado, a partir das 22h, na Senzala do Barro Preto, Curuzu.


Black música do cantor Dão, na Senzala do Barro Preto, Curuzu

Na oportunidade será escolhida a Deusa do Ébano, a rainha negra que vai desfilar com o Ilê no Carnaval, com o tema Negros do Sul - Lá Também Tem, que ressalta a importância do negro na formação cultural dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O sambista carioca Arlindo Cruz mostrará seus grandes sucessos, enquanto o baiano Dão apresenta a black música. A noite terá também a Band’Aiyê, cantando os maiores sucessos do Ilê.

Bell Marques, Jammil e Márcio Victor estarão na Praia do Nana
Quem foi na primeira e gostou pode agendar. A segunda edição do Praia do Nana, dia 5 de fevereiro, vai movimentar de novo o local onde funciona, no Carnaval, o Camarote do Nana, no antigo Salvador Praia Hotel, Ondina. Os anfitriões Rafael e Pipo Marques, da banda Oito7Nove4, já confirmaram as atrações. A começar por Bell Marques, do Chiclete com Banana, pai dos rapazes, além de Manno Góes e Levi Lima, da banda Jammil e Uma Noites, e Marcio Victor, do Psirico. A festa começa a partir das 17h, e o show de abertura fica por conta da Nata do Samba.

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta01h28
  • Baixa07h41
  • Alta13h49
  • Baixa19h53

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.