Educação

Para cursar medicina na UFRB, estudantes terão de começar no BI

Previsão é que as vagas para o novo curso sejam ofertadas já em 2013

Atualizado em 14/06/2012 14:21:50

Da Redação  

O projeto pedagógico do novo curso de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi aprovado pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. Trata-se do primeiro curso de medicina a ser ofertado por uma universidade federal no interior da Bahia, recentemente autorizado pelo Governo brasileiro e contemplado com 60 vagas iniciais.

O curso terá como sede o campus de Santo Antonio de Jesus. Conforme divulgado nesta quinta-feira (14), o projeto pedagógico para o novo curso prevê uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação.

Os estudantes vão ingressar no primeiro ciclo de formação que corresponde ao Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI), com área de concentração em Estudos em Saúde-Doença-Cuidado. Já implantado desde 2009.2, o curso tem duração de três anos.

O segundo ciclo terá a duração de quatro anos e o objetivo será formar profissionais médicos com foco na Atenção Primária em Saúde, capacitando-os a compreender a questão numa perspectiva ampliada.

Nestes moldes, o BI se constituirá no requisito formal para ingresso no segundo ciclo de formação específica em medicina.

Consciência cidadã
“O objetivo é promover uma formação em cultura humanística, artística e científica, articulada a saberes concernentes ao campo da saúde, com vistas ao desenvolvimento de uma consciência cidadã”, explicou o professor Naomar Almeida Filho, durante a apresentação da proposta.

Ex-reitor e titular do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, Naomar coordenou a comissão consultiva que baseou a elaboração do projeto pedagógico do curso da UFRB. Segundo ele, o regime em ciclos é adotado pelos modelos mais avançados de educação em saúde do mundo, a exemplo da Harvard, Oxford, MacMaster e Maastricht.

Após a aprovação pelo Conselho Diretor do CCS, o projeto pedagógico do curso de medicina em Santo Antônio de Jesus segue para a Câmara de Graduação da UFRB e depois será encaminhado para avaliação do Conselho Nacional de Saúde e Mistério da Educação.

A previsão é que as vagas para o novo curso sejam ofertadas já em 2013.

360 vagas na Bahia
No último dia 5, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que a Bahia vai abrir 360 vagas em cursos de medicina até o final de 2013. O aumento na oferta segue um crescimento nacional, já que, no total, serão criadas 2.415 vagas em universidades de todo o país, visando reduzir o déficit na relação número de médicos por número de habitantes.

Veja abaixo quais universidades baianas terão o curso:

Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), campus Barreiras.
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Itabuna
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso
Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Santo Antônio de Jesus
Universidade Salvador (Unifacs), Salvador

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta03h49
  • Baixa09h51
  • Alta16h00
  • Baixa22h02

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.