Educação

Primeiros formados no BI têm vaga garantida em cursos concorridos da Ufba

No total, foram oferecidas 1316 vagas para os concluintes, das quais 161 foram preenchidas

Atualizado em 03/02/2012 18:29:49

Luana Marinho Nogueira
luana.nogueira@redebahia.com.br

 
Em 2009, um grupo de estudantes acreditou em uma nova modalidade de curso superior na Bahia. Três anos depois, 200 deles têm em mãos o diploma de bacharel e podem finalmente ingressar no curso dos seus sonhos.

Formados em cerimônias realizadas no final de janeiro, eles compõem a primeira turma de concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O grupo servirá de parâmetro para vestibulandos interessados em uma vaga na instituição, pois, a partir deste ano, a Ufba reserva 20% das 6.436 vagas dos seus 101 cursos de progressão linear (CPL), os tradicionais, para alunos formados nos BIs.

Na última quarta-feira (1º), uma semana depois da divulgação do resultado final do vestibular 2012, foi anunciada a lista dos concluintes dos BIs selecionados para vagas nos cursos tradicionais.

Trinta e dois deles vão se juntar aos aprovados no vestibular para o curso de medicina, 56 estão garantidos em direito (diurno e noturno), cinco em enfermagem, quatro em administração, dois em odontologia, 13 psicologia, e sete em engenharia civil. No total, foram oferecidas 1316 vagas aos concluintes dos BIs, das quais 161 foram preenchidas.


Formatura dos concluintes do BI de Saúde foi realizada no dia 16

A estudante Milena Sá, de 22 anos, foi aprovada para o bacharelado interdisciplinar de saúde em 2009 e, agora, faz parte dos selecionados para medicina. Da turma dela, 55 conseguiram concluir o BI.

“Apesar de terem entrado 100, logo de início, alguns passaram em vestibulares e saíram. Por isso, no total, 80 começaram e 55 terminaram. Alguns queriam continuar, mas alguns pais não conheciam o curso e muitos acabaram saindo por pressão da família”, diz.

Durante o curso, Milena teve disciplinas de formação geral (três semestres) e de formação específica na área de saúde (três semestres). Esta estrutura - apontada por ela como aspecto positivo - a ajudou a definir sua escolha profissional.

“Quando entrei, pensava na possibilidade de transitar para medicina, mas ainda não tinha certeza se era o curso que eu queria. O BI foi uma forma de conhecer outras áreas do conhecimento e definir que eu queria seguir mesmo a área da saúde”, explica.

Tire suas dúvidas

O que se estuda no BI?
O Bacharelado Interdisciplinar é um curso de formação universitária geral (não é profissionalizante, como Odontologia ou Direito). É dividido entre as grandes áreas de Humanidades, Ciências e Tecnologia, Artes e Saúde. O BI é composto por 30 disciplinas - oito obrigatórias e 22 optativas.

O aluno sai preparado para quê?

O aluno sai com o título de bacharel, que pode ser de uma das quatro grandes áreas ou da área de concentração escolhida. Com isso, ele tem título de ensino superior e pode prestar inclusive concursos para áreas não específicas. Pode também seguir uma carreira tradicional, dentro da própria universidade ou um curso de pós-graduação.

Como é feita a seleção dos concluintes do BI para os cursos tradicionais?
No momento da inscrição, o candidato opta por até três cursos e indica a ordem de sua preferência. As vagas são preenchidas automaticamente pelos postulantes, caso estes sejam em número não superior às vagas oferecidas. Caso o número de postulantes seja superior, a seleção é feita pela nota global (escore) obtida no BI.

É preciso fazer prova para disputar vaga no curso tradicional?
Para a maioria dos cursos não. Os alunos formados no BI participam de duas rodadas de inscrições através do site www.vestibular.ufba.br. A prova de habilidade específica é aplicada aos candidatos do grupo de artes (dança, música, belas artes e teatro). As vagas que sobraram serão preenchidas por alunos classificados no vestibular. 

{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação
Relacionadas

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta06h06
  • Baixa12h11
  • Alta18h26

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.