Colunista

Satélite: governo define percentual de reajuste salarial dos servidores estaduais

O governo da Bahia definiu, ontem, o percentual de reajuste salarial dos cerca de 260 mil servidores estaduais ativos e aposentados: 5,84%, o mesmo da inflação oficial de 2012, medida através do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O projeto de lei com o aumento da categoria será enviado para análise da Assembleia, na segunda-feira, pelo governador Jaques Wagner (PT), que passou parte da noite reunido com técnicos do Palácio de Ondina para fechar o teor da proposta. Contudo, permanece em sigilo a validade da medida. Se será retroativa a janeiro, a partir da data-base do funcionalismo do estado, como querem os sindicatos e a oposição, ou se passará a valer somente em abril, como defende a equipe econômica no estudo para o reajuste enviado ao petista. A decisão final caberá a Wagner.


Torre de Babel
Como já havia antecipado a Satélite, a falta de entendimento levou à derrubada da sessão de ontem na Câmara de Vereadores, onde seria colocada em plenário a proposta para votação das contas de 2010 do ex-prefeito João Henrique (PP). Às 15h, o presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), abriu os trabalhos, mas teve que encerrá-los quando o placar apontava a presença de apenas 12 dos 43 parlamentares – o número mínimo pelo regimento do Legislativo é 14. Nos gabinetes de líderes partidários, a aposta é a de que, dificilmente, a matéria será apreciada nas primeiras três semanas de abril. 


Caça-fantasmas

As suspeitas da existência de um cabide de empregos fantasmas na prefeitura de Ilhéus foram confirmadas ontem, quando saiu o balanço do recadastramento relativo à folha de pagamento do município. No total, 169 funcionários que constavam no quadro de pessoal da administração não atenderam à convocação e tiveram os salários de março suspensos, montante calculado em
R$ 197 mil. Quem foi atingido pelo corte, mas não pertence à turma dos que recebem sem trabalhar, terá até o dia 28 de abril para regularizar o cadastro. O prazo servirá para que a atual gestão separe o trigo do joio.  


Maior do que parece

Promotores do Ministério Público Estadual no interior garantem que a cobrança ilegal a pacientes do SUS é uma prática que vem crescendo bastante em Santas Casas de Misericórdia espalhadas na Bahia. “O volume de denúncias sobre esse tipo de crime começou a aumentar muito por aqui, mas há um corporativismo nessas unidades que prejudica nossa atuação”, segredou o promotor de um dos maiores municípios do estado, após a repercussão de uma reportagem mostrando a cobrança indevida por um médico da Santa Casa de Ilhéus, de autoria da jornalista Karen Póvoas, da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia.


Pílulas
*Mesmo sem o cobertor do governo baiano na corrida interna do PT com olhos na sucessão de 2014, o senador Walter Pinheiro continua líder disparado, segundo as últimas sondagens eleitorais feitas com nomes do partido.
*A tática do PSB baiano é não dar como favas contadas a candidatura da senadora Lídice da Mata ao governo, para evitar que o partido perca força caso a ideia patine no futuro.

Tags:
{{ commentsTitle }}
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ao comentar o autor da mensagem esta aceitando os Termos e Condições de Uso.
{{comment.username}} {{comment.creation_tstamp*1000 | date:'dd/MM/yyyy - HH:mm'}}
{{comment.comment}}
  • {{comment.dislike_count | number}}
Comentário aguardando moderação

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta03h06
  • Baixa09h11
  • Alta15h23
  • Baixa21h21

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40310-630 - Salvador, Bahia, Brasil.