Salvador

Orquestra infantil faz concerto didático no Museu Geológico da Bahia

O grupo se apresentou para crianças e jovens nesta sexta-feira no Museu Geológico da Bahia. O evento integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 19/05/2017 21:20:10

Grupo Infantil de Metais do Núcleo Federação se apresenta no Museu Geológico da Bahia (Foto: Betto Jr./CORREIO)

“Vocês sabem de quem é essa música?”, pergunta o regente. “Beethoven!”, responde um menino na plateia. “E que instrumento é esse?”, indaga novamente o maestro. “Trompa!”, diz a garotada presente no concerto didático do Grupo Infantil de Metais da orquestra dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis da Bahia (Neojiba). O grupo, pertencente ao Núcleo Federação, se apresentou para crianças e adolescentes nesta sexta-feira no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória. O evento integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus e atraiu estudantes do Colégio Emmanuel Kant e do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes.

Orientados por cinco professores de música, oito crianças se apresentaram tocando instrumentos da família dos metais como a trompa, o trompete, o trombone e a tuba. Após cada música, o maestro fazia uma pausa para ensinar um pouco sobre os instrumentos e então faziam uma pequena demonstração do som de cada metal. “Essa é a primeira vez que eu venho num concerto. Antes, eu só tinha visto pela televisão e achava que os instrumentos eram de ouro. Hoje, eu descobri que não é, aprendi muita coisa”, conta uma pequena de 10 anos.

Regida por Orlando Afanador, a orquestra infantil tocou músicas clássicas de artistas como Bach, Mozart, Handel e Beethoven. Na plateia, quem parecia bastante íntimo da música era o estudante Matheus Leal, 15, que observava atento à apresentação, simulando com os braços e a cabeça o movimento dos instrumentos. “É que eu já fiz parte dessa orquestra por dois anos, tocava tuba. Vir aqui hoje foi muito bom! Tudo por uma ideia da minha professora de Canto Coral”, disse.

O pequeno Caetano Caldas gostou mais da tuba (Foto: Betto Jr./CORREIO)

Com uma mistura de nomes de dois grandes artistas, o pequeno Caetano Caldas, 5, ficou alucinado pelo som da tuba. “Foi o que eu mais gostei mesmo. Todo mundo riu”, diz ele, que aprovou sua primeira experiência em concerto. Para a diretora do Colégio Emmanuel Kant, Natali Dantas, o melhor de tudo “é que são crianças tocando para crianças. O Neojiba é um encanto e um incentivo para eles”. Participativo e educativo, o show durou meia hora e reuniu mais de 100 pessoas na Saladearte do Museu. 

A coordenadora do núcleo, Ana Florencio Paulin, acredita nas sensações que a música ao vivo promove. “É uma dinâmica diferente de se escutar em casa, uma experiência sensorial completamente diferente estar diante do regente e dos músicos”, crê. 

Confira a programação gratuita da Semana Nacional de Museus:

Centro Cultural Solar Ferrão - Rua Gregório de Matos, nº 45, Pelourinho

De 20 a 21/05

Exibição de filmes das 13h30 às 16h30

Museu Tempostal - Rua Gregório de Matos, nº33, Pelourinho

De 20 a 30/05

Exibição do vídeo "Você Sabia?", das 12h às 17h

Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica - Rua Frei Vicente, nº03, Pelourinho

20/05 - Roteiro de Visitação ‘Os azulejos da Bahia pelo olhar de Udo Knoff’ com Estácio Fernandes e Eliana Mello, às 14h30 (máximo 20 pessoas). Inscrições: educativoudoknoff@gmail.com ou 3117-6388

Museu de Arte da Bahia - Av Sete de Setembro, nº2340 Corredor da Vitória

20 e 21/05 – Teatro: Uma Mulher Impossível – Solo Voador com Mariana Moreno, no Laboratório de Experimentação Estética. Sexta às 19h, sábado e domingo, às 18h

21/05 – Recital de Rafael Santos, às 16h

Até o dia 06/06: Exposição “O Avesso da Pele” de José Henrique Barreto e Luiz Claúdio Campos

Palacete das Artes - Rua da Graça, nº289, Graça

20/05 - Das 15h às 17h, o público terá uma experiência de canto coral e das rezas em louvor a Santo Antônio. Na mesma tarde acontece, no jardim do museu, o projeto Sarauzinho Retrô, com brincadeiras e atividades manuais para entreter as crianças. O encontro terá a participação do artista plástico Menelaw Sete.

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta05h45
  • Baixa11h54
  • Alta18h17

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.