Satélite

Satélite: STF mantém condenação de juíza baiana ligada ao narcotráfico da Colômbia

Jairo Costa Jr. (jairo.junior@redebahia.com.br)

Condenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por ligação com o narcotráfico da Colômbia, a juíza baiana Olga Regina teve a pena de aposentadoria compulsória mantida pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada impetrou no último dia 7 um mandado de segurança na Corte para tentar suspender a decisão, sob o argumento de ilegalidade das escutas telefônicas que comprovaram seu envolvimento com Gustavo Duran Bautista, homem-forte do Cartel do Vale Norte no Brasil. No pedido, a defesa de Olga Regina sustentou ainda que a juíza não foi intimada pessoalmente para comparecer ao julgamento em que foi condenada por unanimidade no CNJ, realizado em 8 de novembro de 2016. No entanto, Fachin considerou improcedentes os fundamentos do recurso.  Olga Regina responde ainda à ação penal no Tribunal de Justiça da Bahia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fio da meada
As conversas entre  Olga Regina e Gustavo Duran Bautista foram interceptadas pela Polícia Federal (PF) em 2006, na fase inicial da Operação São Francisco, deflagrada um ano depois para desarticular um esquema de tráfico internacional com base em Juazeiro, onde a juíza  havia trabalhado até 2002.  Braço-direito do chefão colombiano Juan Carlos Abadía, Bautista remetia grandes carregamentos de cocaína para a Europa através de sua empresa de exportação de frutas, sediada na cidade. Durante as investigações, a PF flagrou diálogos que apontaram pagamentos de propina para  Olga Regina em troca de decisões judiciais favoráveis ao narcotraficante.

Fora da ordem
Integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Salvador saíram ontem do gabinete de Ângelo Coronel (PSD) sem esconder a surpresa com o perfil do novo presidente da Assembleia Legislativa. Reservadamente, vereadores que participaram da reunião se disseram espantados pelo nível de independência ao Palácio de Ondina demonstrado por Coronel durante o bate-papo. Em meio a propostas de aumentar a sinergia das duas Casas e de firmar parceria entre as TVs Câmara e Assembleia, Coronel garantiu colocar em votação a PEC que permite aos deputados estaduais aprovarem projetos de leis com impacto sobre os gastos do Executivo, mesmo contra a vontade expressa do governador Rui Costa  (PT).

Aspas
"Não gostar da democracia está no DNA do PT, partido da vereadora", Alexandre Aleluia, vereador do DEM de Salvador, sobre o duelo público com Marta Rodrigues (PT), que ingressou no Ministério Público da Bahia contra o projeto de indicação da Escola Sem Partido.

Sintonia fina
Soaram como música para o empresariado baiano as declarações do prefeito ACM Neto (DEM) no encontro com a cúpula da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), ontem, no prédio do Cimatec, em Piatã. “Estamos obcecados em desburocratizar e simplificar”, afirmou Neto, ao comentar as ações da prefeitura voltadas a gerar empregos e atrair investimentos para Salvador.

Vai sem ter ido
Secretário da Fazenda nos dois últimos anos de Lídice da Mata (PSB) na prefeitura de Salvador (1993-1996), Antonio Ribeiro vai assumir a Diretoria Administrativa da Sudene. Tido como um dos maiores especialistas em finanças públicas do estado e ligado à esquerda, Ribeiro havia sido nomeado pelo presidente Michel Temer em 4 de novembro, mas não assumiu o cargo. Ontem, foi renomeado.

Pílula
Outra praia: O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) virou assunto de marmanjos que almoçavam ontem no restaurante A Porteira, no Dique. Na verdade, os curiosos estavam de olho no mulherão ao seu lado. Mal sabiam que se tratava de Larissa Moraes, presidente do Núcleo LGBT do partido e ativista da comunidade lésbica em Salvador.

publicidade
Tags:

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Baixa00h39
  • Alta07h04
  • Baixa13h13
  • Alta19h36

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.