Saúde

Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel trata câncer com precisão

Diagnósticos precoces aumentam chance de cura de tumores malignos, como os de próstata e mama

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel trata câncer com precisão (Foto: BaPress)

Tratamentos menos tóxicos, pesquisas clínicas avançadas, radioterapia mais precisa, cirurgias minimamente invasivas, avanços na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, difusão de novos testes de oncogenética, que avaliam o risco de a pessoa com histórico familiar desenvolver o mesmo tipo de câncer, maior controle nos efeitos colaterais da quimioterapia. Há boas e animadoras notícias relacionadas à modernização e ampliação do tratamento ao paciente oncológico, mesmo diante de um cenário que aponta que de 2016 até o fim de 2017, o Brasil terá registrado 600 mil novos casos de câncer,

"A batalha contra o câncer é uma causa da humanidade", assegura o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes. A médica oncologista do Hospital Santa Izabel, Lívia Andrade, concorda com tal declaração e acrescenta que os diagnósticos precoces contribuem para aumentar as chances de cura de tumores malignos, como os de mama e próstata.

Após participar entre os dias 2 e 6 de junho do Congresso anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO 2017), em Chicago (EUA), Lívia Andrade assegura que exames modernos são capazes hoje de apontar nódulos com menos de 1 mm. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, que chegam a 90% no câncer de mama e a 95% no de próstata. "É importante difundirmos que existem novos e importantes procedimentos para o tratamento do câncer que não estavam disponíveis há 20 anos, por exemplo", afirma a oncologista.

Nesse cenário de modernização e ampliação de tratamentos oncológicos, a discussão relacionada à sobrevida tem sido suplantada pela atenção à vida com câncer. "O tratamento dos sintomas indesejados da doença e os efeitos colaterais provocados pelos tratamentos estão cada vez mais ganhando destaque", acrescentou Lívia Andrade.

A prevenção ao câncer de mama é feita via auto-exame, indicado para mulheres a partir de 20 anos. Aos 35 anos, deve-se começar a fazer as mamografias -a cada dois anos para quem tem entre 40 e 49 anos e anualmente após os 50. Quem tem histórico do câncer na família deve fazer um acompanhamento individualizado.

Para se prevenir dos tumores da próstata, homens acima de 45 e com histórico da doença na família devem realizar, todo ano, exame de toque e dosagem do PSA. A partir dos 50, ambos os exames devem ser feitos por todos os homens.

Com atendimento integralizado e humanizado, Hospital Santa Izabel trata câncer com precisão (Foto: BaPress)

Integração
No Hospital Santa Izabel, o paciente encontra no Instituto Baiano do Câncer (IBC) atendimento integral e multidisciplinar nas diversas áreas que compõem o tratamento oncológico. Toda assistência é realizada em um único lugar, desde as consultas clínicas, tratamentos avançados, internação, atendimento de urgência e emergência até a intervenção cirúrgica, quando necessária.

Aliando modernidade e tradição, o Santa Izabel também conta com equipe especializada e disponibiliza um dos mais modernos centros de radioterapia do Norte e Nordeste, com aceleradores lineares de última geração associados às mais modernas técnicas de tratamento. Essas técnicas permitem uma abordagem eficiente ao tumor, minimizando os efeitos da radiação sobre os tecidos vizinhos normais.

A condição de hospital referência no tratamento do câncer é reforçada pelo bem sucedido Programa de Cancerologia Clínica que o hospital desenvolve na área de Residência Médica e pelo bom funcionamento do Centro de Pesquisas Clínicas Multicêntricas, que realiza iniciativas científicas de amplo alcance a partir de protocolos mundiais.

O Hospital da Santa Casa da Bahia também oferece procedimentos de apoio no tratamento e diagnóstico por imagem, como a quimioembolização, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gama-câmara, medicina nuclear e PET CT. "Desde a sua fundação, o Instituto Baiano do Câncer vem combinando tratamentos fundamentados nas descobertas científicas mais atuais a uma atuação humanizada, integralizada e individualizada a cada um de nossos pacientes", completou Lívia Andrade.

 

 

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta02h49
  • Baixa09h02
  • Alta15h21
  • Baixa21h21

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.