Saúde

Hospital Santa Izabel oferece cuidado direcionado às necessidades de cada pessoa

Hospital da Santa Casa da Bahia alia tradição e modernidade e é acreditado por excelência pela ONA

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)

Hospital Santa Izabel oferece cuidado direcionado às necessidades de cada pessoa (Foto: BaPress)

Com secular tradição de bons serviços prestados à população baiana, o Hospital Santa Izabel é um dos maiores e mais conceituados complexos hospitalares do Norte e Nordeste do país. Mantido pela Santa Casa da Bahia, o Santa Izabel construiu reconhecida e dedicada trajetória que muito contribui com o desenvolvimento da saúde e, em especial, das atividades de ensino e pesquisa na Bahia e no Brasil.

Hoje é certificado como hospital de excelência referência em diagnóstico e tratamentos de alta complexidade e oferece assistência em 39 especialidades médicas.

Os números do hospital são expressivos e envolvem um quantitativo total de 531 leitos - envolvendo 85 de UTIs, 36 de pronto atendimento e 24 na Unidade de Transição de Pacientes-, 4.353 colaboradores, além de 13 salas de cirurgia e 3 para procedimentos de hemodinâmica. Anualmente, são realizados no hospital 145 mil consultas/procedimentos e 15 mil cirurgias.

No ano passado, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedeu a certificação de excelência ao Santa Izabel, reconhecendo e valorizando o compromisso da instituição na prestação de serviços qualificados e seguros, frutos de um trabalho focado na pluralidade do conhecimento por meio da assistência transdisciplinar.

Hospital Santa Izabel oferece cuidado direcionado às necessidades de cada pessoa (Foto: BaPress)

A obtenção desse selo, restrito a menos de 3% das unidades de saúde do país, de acordo com o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, evidencia a prestação de serviços qualificados à população, através da assistência à saúde baseada nas boas práticas e conforme rigorosos padrões de excelência.

"Estamos trilhando o caminho certo, ao adotar uma estratégia de gestão profissionalizada e eficiente, que incorpora produtividade e padrão de qualidade com atendimento resolutivo e seguro ao paciente”, afirma o provedor.

Ele ressalta ainda que, ao adotar técnicas modernas de administração e instituir novos padrões de eficiência, o Santa Izabel se alinhou com instituições reconhecidas por sua larga expertise na área da saúde. “O nosso posicionamento estratégico é o de buscar a excelência operacional”, completou.

Nessa linha, a instituição investiu nos últimos anos mais de R$ 25 milhões na execução de uma série de projetos que integram uma das mais abrangentes e significativas reestruturações da história do hospital. “Importante reforçarmos que os investimentos no Santa Izabel são executados sem perdermos a ideia principal da saúde: a assistência”, acrescentou Eduardo Queiroz, Superintendente de Saúde da Santa Casa.

Hospital Santa Izabel oferece cuidado direcionado às necessidades de cada pessoa (Foto: BaPress)

História
O Hospital Santa Izabel foi inaugurado em 1893, após mais de 60 anos de construção, seguindo planta idealizada, em 1874, pelo conde Pereira Marinho, que deixou em testamento vultosa quantia para início das obras. A história do Hospital Santa Izabel remonta a meados do século XVI, quando se instalou em Salvador o primeiro governo-geral da colônia portuguesa e se iniciou a história pioneira da Santa Casa da Bahia com a atenção à saúde da comunidade local.

O hospital da Santa Casa foi inicialmente denominado de Hospital N. S. das Candeias e era chamado pela população de Hospital da Cidade. Mais tarde, já com a denominação de Hospital São Cristóvão, recebeu para as aulas práticas, os primeiros dezessete alunos da Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a primeira escola de medicina do Brasil, instalada no prédio da Santa Casa. O hospital funcionou ali por 284 anos.

Em 2 de julho de 1833, o Hospital São Cristóvão e a então Faculdade de Medicina da Bahia foram transferidos para o Terreiro de Jesus, onde funcionaram por mais de 60 anos, quando o hospital foi transferido para o bairro de Nazaré.

Avanço na qualidade
O Santa Izabel integra seleto grupo de hospitais brasileiros com serviços de excelência no atendimento à população. Ele possui Acreditação com Excelência – Nível 3. A metodologia foi a da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que prioriza a segurança do paciente, o gerenciamento de risco e da rotina e indicadores de qualidade e desempenho. No Brasil, menos de 2% das unidades de saúde possuem essa certificação máxima.

O superintendente de Saúde, Eduardo Queiroz, ressalta que o envolvimento e o empenho dos profissionais foram fundamentais no êxito desse projeto. "Destaque para o crescente engajamento do médico, integrado em times assistenciais, agindo de forma proativa na gestão de processos e unidades gerenciais", acrescenta o diretor Técnico Assistencial do Santa Izabel, Ricardo Madureira.

Referência
Integrante da Rede Nacional de Pesquisa – RNP; Núcleo Hospitalar de Epidemiologia - Nível II (MS); Centro Colaborador da Rede Sentinela – ANVISA,

Certificado pelo Ministério da Saúde como UNACON; Centro de Referência em Cardiologia e Ortopedia (MS) ; Referência regional para Infarto Agudo do Miocárdio; entre os cinco maiores volumes de cateterismos do país; maior volume de cirurgias cardiovasculares da Bahia; terceiro volume cirúrgico em oncologia na Bahia.

 

 

publicidade

Salvador

Trânsito em Salvador
-- ºC
-- ºC

    Tábua de Marés

  • Alta00h58
  • Baixa07h11
  • Alta13h28
  • Baixa19h41

Assine o Correio 71 3533-3030

Fale com a Redação 71 3535-0330
Classificados Acheaqui71 3535-3035
Publicidade
71 3203-1812
Rua Aristides Novis, 123, Federação.
CEP: 40210-630 - Salvador, Bahia, Brasil.