A difícil arte de se encontrar na vida adulta

Com cinco indicações ao Oscar, Lady Bird: A Hora de Voar segue uma adolescente chatinha mas adorável

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 06:03

- Atualizado há um ano

Ninguém passa pela adolescência sem levar consigo alguma marca. Até porque é nessa época de ebulição que definimos quem queremos ser - ou melhor, quem achamos que queremos ser. Mas essa noção a gente só tem muitos anos depois, por mais que nossos pais tentem avisar. Adolescente acha que sabe de tudo - e sofre por ser incompreendido.

A  reclamona e arrogante, e ainda assim encantadora, Christine McPherson não poderia ser diferente. E por isso mesmo a personagem da atriz Saroirse Ronan transforma a comédia dramática Lady Bird: A Hora de Voar num filme tão interessante. Indicado a cinco Oscars, o longa conta a história de uma jovem tão perdida quanto qualquer outra adolescente, disposta a questionar a autoridade dos pais, a descobrir seu lugar no mundo. Em seu processo de descobertas, a garota  inclui a mudança de seu próprio nome, nesse caso, trocado para o tal Lady Bird do título. 

A trama, conduzida por Greta Gerwig em seu trabalho de estreia e pelo qual foi indicada na categoria de melhor diretor, é muito simples, mesmo quando aprofunda as complexidades da alma  da protagonista. E daí vem a identificação do público, que embarca encantado naquela rotina de autenticidade ‘naturalmente’ forjada. Este, inclusive, é o maior trunfo de Lady Bird: fazer com que o público, vindo de diversas direções, se enxergue naquela menina de 17 anos e em sua complicada relação com a mãe.

Acontece que a garota se acha muito especial  diante dos caretas que habitam a Califórnia no início dos anos 2000. Ela própria ainda intocada pela paranoia surrealista que se apossou dos americanos após o atentado do 11 de setembro. Egoísta como seus pares, Lady Bird só pensa em si. Assim como quase todos os adolescentes que nós mesmos fomos ou que ainda estão por aí. Insuportáveis em quase tudo, adoráveis em todo o resto.

COTAÇÃO: BOM

Horários de exibição:

UCI Orient Shopping da Bahia  Sala 11 (leg): 12h40 (matinal), 14h50, 17h, 19h10, 21h20, 23h30 (saideira)  UCI Orient Shopping Barra  Sala 2 (leg): 17h50, 22h20  UCI Orient Shopping Paralela  Sala 6 (leg): 19h50, 22h  Cinemark  Sala 2 (leg): 16h, 21h10 (exceto quarta), 23h30 (sexta e sábado) | Sala 9 (leg): 18h10 (sexta e sábado), 19h30 (exceto sexta e sábado)  Espaço Itaú Glauber Rocha  Sala 4 (leg): 13h30, 15h20, 17h10, 20h30