A força do nosso associativismo

Por Cláudio Cunha

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

Estamos chegando ao último mês de 2017 com saldo positivo para ADEMI-BA e seus associados. Não faltam exemplos importantes para ilustrar os ganhos registrados nesse período no que tange à criação e melhoria de serviços aos associados, bem como à retomada de projetos fundamentais para o mercado.

Exemplos são a parceria com as universidades por meio da criação da categoria Inovação Acadêmica no Prêmio ADEMI-BA, e a volta da Pesquisa Imobiliária - estudo basilar que nos permite analisar o comportamento do mercado.

Destacam-se também os encontros realizados para debater temas que estimulam o desenvolvimento do setor e da economia do estado da Bahia, como o ciclo de palestras bimestrais do ADEMI em Pauta (criado em 2017) e o já tradicional Fórum de Sustentabilidade.

E se hoje podemos celebrar os ganhos é porque temos bases mais firmes no fortalecimento do nosso associativismo, termo que segundo a Confederação Nacional da Indústria, define a mobilização de empresas com necessidades e interesses comuns que superam dificuldades, vencem desafios e fortalecem a representatividade e a competitividade do setor através do compartilhamento de informações e da ação coletiva.

É exatamente nesse modelo que a ADEMI-BA vem atuando. E justamente por honrar esse compromisso temos registrado o retorno de um grande número de associados.

Esse regresso é sinal de confiança no planejamento traçado, no compromisso com a sua execução e no reconhecimento ao valor do associativismo, representado na união das empresas do setor imobiliário com o objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios econômicos, sociais, científicos, culturais e políticos.

Ao tempo em que reforçamos os serviços prestados aos associados da capital, planejamos expandir a atuação da ADEMI-BA para o interior do estado, levando serviços, ações e eventos para construtoras e incorporadoras sediadas nas diversas regiões da Bahia.

Para que a interiorização aconteça com brevidade e seja feita com solidez e sustentabilidade, é preciso a participação crescente de associados sediados fora da Região Metropolitana de Salvador. Assim a ADEMI-BA poderá conhecer melhor suas demandas e atuar de acordo com as necessidades locais.

De toda forma, essa é a hora de agradecermos a confiança dos novos associados e a participação efetiva de todos que sempre mantiveram o compromisso com o nosso propósito. O planejamento da atual Diretoria alinha-se ao objetivo da ADEMI-BA de incentivar o crescimento do setor imobiliário e contribuir para o desenvolvimento urbano e econômico da cidade.

Em dezembro, teremos um importante momento de confraternização e fechamento da nossa agenda, com a apresentação do balanço geral das conquistas de 2017. Será durante a 28ª Convenção Anual da ADEMI-BA, que acontece de 7 a 10 de dezembro em Praia do Forte, reunindo associados, autoridades e parceiros.

É nesse grande encontro que também realizaremos o Fórum de Líderes e Investidores do Mercado Imobiliário – FLIMI, contando com palestrantes que se destacam no cenário nacional, como empresários que estão criando tendências no país, representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Comissão da Indústria Imobiliária na CBIC e de instituições financeiras, além do jornalista Ricardo Boechat.

Mais uma vez, agradeço pela união de todos nesse 2017.

Cláudio Cunha é presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia - Ademi-BA