A mentira de Coutinho foi longe demais

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 05:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Brasil enfrenta o Equador hoje, num momento  em que as Eliminatórias ganham mais clima de Copa do Mundo, já que faltam só quatro rodadas e a briga está acirrada entre as principais seleções do continente – exceto o Brasil, já classificado. A dez meses da Rússia-2018, Tite terá poucas oportunidades como essa para fortalecer o conjunto do time e, se não bastasse, ainda pagará a conta por uma mentira que não inventou.

Em questão, Philippe Coutinho, titular absoluto da Seleção e destaque desde que o treinador gaúcho assumiu o cargo – amanhã faz exatamente um ano da estreia por 3x0 sobre o mesmo Equador. O Barcelona quer comprar Coutinho, o Liverpool não quer vender, e o jogador, como forma de forçar a transferência, alegou uma dor nas costas para não jogar pelo time inglês. A novela se arrasta há quase um mês, com data para acabar hoje, último dia da janela de transferências na Inglaterra.

Fato é que nunca houve dor alguma que impossibilite Coutinho de entrar em campo, e os envolvidos sabem disso. A tal dor nas costas passou subitamente quando ele se apresentou em Porto Alegre, junto com os outros convocados. Mas Tite e a Seleção, que não inventaram a mentira, nem não vão receber um centavo caso a transferência seja concretizada, ficaram com a conta para pagar. Sem se sentir à vontade para ignorar o migué inventado pelo jogador, o que o queimaria diante do Liverpool e da torcida, Tite decidiu não escalá-lo hoje. 

Eis o absurdo: o interesse de um atleta que, não custa lembrar, em janeiro renovou contrato com o Liverpool até 2022 e aceitou os termos vigentes, que não preveem multa rescisória, prevaleceu ao interesse da Seleção Brasileira, prejudicando assim todo o grupo. Como o Brasil já está classificado para a Copa, o resultado diante do Equador não comprometerá. E se não estivesse?

Coutinho é funcionário do clube inglês e não foi coagido para assinar o contrato. Se declarou felicidade quando renovou o vínculo e passou a ganhar 150 mil libras por semana, o que na cotação atual dá cerca de R$ 2,5 milhões por mês, agora lembre de cumprir sua obrigação. O erro é unicamente dele, que não pensou na possibilidade de um dia querer deixar o Liverpool e assinou um contrato sem cláusula de rescisão. Deveria aprender com o amigo Neymar, que cumpriu rigorosamente os termos de contrato ao pagar a multa ao Barcelona e ficar livre para se transferir para o PSG.

Coutinho não é o primeiro, nem será o último. Somos referência no futebol, mas quando o assunto é respeitar contratos, infelizmente, nós, brasileiros, ainda engatinhamos.

Bahia O Bahia precisava definir logo quem seria o treinador do time até o fim do Brasileirão. Não só porque o prazo de cinco jogos dado pela diretoria expirou na derrota para o Botafogo, mas principalmente porque faltam 16 rodadas e a próxima partida é só no dia 11 de setembro. 

Hoje, Preto Casagrande completaria um mês de interinidade, tempo mais que suficiente para a diretoria ter formado uma posição a respeito do seu trabalho.  

Boa sorte a Preto, embora, na opinião deste colunista, esta não fosse a hora dele como técnico do Bahia.