Absolutas: veja quais são as redes sociais preferidas do momento

Whatsapp ocupa o topo do ranking ao atingir recentemente a marca de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 55 bilhões de mensagens compartilhadas pela plataforma

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2017 às 06:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: EBC

São 4,5 bilhões de imagens e mais 1 bilhão de vídeos que circulam no Whatsapp (Foto: EBC) A verdade é que todo mundo interage e muita gente acessa várias vezes por dia. Afinal quem não tem a capacidade de memória do seu aparelho de smartphone comprometida por uma infinidade de redes sociais? O CORREIO deu uma revirada nas lojas de aplicativos tanto a que opera no sistema iOS quanto no Android para conferir qual o ranking dos mais baixados. Antes de dar uma olhadinha se chegou alguma mensagem no “zap”, veja aqui quem está dominando a preferência: 

O queridinho

O Whatsapp é o aplicativo que reina absoluto, tanto na Play Store (Android) quanto no iTunes (iOS). Isso explica porque no final do mês de julho, o aplicativo atingiu a marca 1 bilhão de usuários ativos. Circulam ainda pela plataforma, diariamente, mais de 55 bilhões de mensagens. No geral, o compartilhamento de fotos é maior do que o de vídeos: são 4,5 bilhões, contra R$ 1 bilhão. Os dados foram divulgados pelo próprio Whatsapp. Será que esse rei algum dia perde a majestade? 

A novidade 

Em menos de uma semana, o Sarahah saiu da nona posição do Top 10 dos aplicativos mais baixados no iTunes (iOS) para o segundo lugar. A rede social de origem saudita tem sido um dos assuntos mais comentados no último mês por conta do frisson que causou, ao permitir o envio de mensagens anônimas. Apesar de não ocupar (ainda) a segunda posição de aplicativos mais baixados na Play Store (Android), a febre que que o Sarahah causou chega a responder por mais de 5 milhões de downloads, passando na frente de plataformas como o Spotyfy, Netflix  e do Tinder.

O clássico

O Facebook ocupa a terceira posição do ranking de downloads no iTunes e quarta, na Play Store. A rede social de Mark Zuckerberg, por mais que seja considerada uma das mais tradicionais desde que foi criada em 2004, tenta a todo o momento se reinventar, após conseguir até desbancar o finado Orkut, um dos percussores das redes sociais no mundo. Recentemente, o Facebook anunciou o lançamento da sua plataforma de streminng, que pode ser acessada partir de tablets, smartphones, desktops e também smart TVs. Prepare-se para a disputa, porque segundo informações do Facebook, a intenção é enfrentar o Netflix e Amazon. 

Mais do mesmo

A extensão do Facebook é mais um aplicativo que marca presença na lista, ocupando a quarta posição no iTunes. No entanto, o Messenger tem mais moral ainda na plataforma Android, onde ocupa o segundo lugar entre os aplicativos mais baixados na Play Store. O aplicativo de mensagens instantâneas sofreu uma repaginada em maio desde ano, que mudou a aparência do aplicativo, a maneira de buscar e dispor os contatos além de permitir uma maior interação. 

Tudo junto e misturado

O Instagram não poderia ficar de fora do ranking depois de conseguir agrupar em uma única rede social todas as outras. O que antes era apenas um aplicativo para postar fotos e vídeos com um filtro legal passou por uma metamorfose  ao proporcionar ao usuário algo bem parecido com o Snapchat.    Se foi cópia ou não, a gente não está aqui para discutir isso, mas o fato é que, de acordo com informações da companhia responsável pelo aplicativo, o feito colocou a rede social em alta diante do Snapchat (que muita gente até já deve ter excluído  do smartphone). Mais de 200 milhões de usuários já utilizam o recurso – uma vantagem de 50 milhões sobre o rival.