Aceleradora vai investir R$ 200 mil em startups de Salvador

Serão beneficiados empreendedores das áreas de design, moda, gastronomia e artes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 20:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

Empreendedores de Salvador das áreas de design, moda, gastronomia e artes terão a chance impulsionar seus negócios. Na próxima quinta-feira (23), Salvador sediará o Seminário para Lançamento do Edital da Aceleradora Vale do Dendê. O evento será das 13h e às 18h30, no Palácio Rio Branco – Praça Municipal / Centro Histórico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

A aceleradora vai impulsionar startups com investimentos – diretos e indiretos - de até R$ 200 mil reais, oriundos de parcerias e financiamentos do setor privado. “Salvador, por questões estruturais, ainda não faz parte do cenário internacional quando o assunto é economia criativa. Inspirado em iniciativas que usam esta economia como vetor de desenvolvimento - a exemplo de Cartagena, Medellin e Nova Orleans - acreditamos que o desenvolvimento das cidades (e aqui nos referimos especialmente a Salvador), acontecerá quando esses ativos culturais de viés econômico forem valorizados de verdade”, afirma um dos criadores da Vale do Dendê, o publicitário Paulo Rogério Nunes.

Servindo como base de apoio e espaço de desenvolvimento, a Aceleradora ocupará a partir de 2018 um casarão situado no Pelourinho – Centro Histórico, com o objetivo de conectar os empreendedores de todos os cantos da cidade - especialmente os jovens moradores das periferias - que terão a oportunidade de acessar programas inovadores nas áreas de qualificação técnica e mentorias voltadas para o desenvolvimento de negócios disruptivos.

“Vivemos um momento ímpar de destaque para as novas produções artísticas, musicais e culturais da cidade. Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que é chegado o momento de promover e estimular um olhar devolutivo para Salvador, estimulando o potencial criativo do soteropolitano e dando escala protagonizada para as produções que até então estavam invisibilizadas.”, conclui a diretora operacional da Vale do Dendê, Itala Herta.

Lançamento Na oportunidade também será apresentado o resultado de uma pesquisa digital sobre a marca Salvador usando recursos de Business Intelligence e Inteligência Artificial em uma parceria da aceleradora Vale do Dendê e a agência de publicidade Peppery de São Paulo. 

O evento contará ainda com a palestra “Fazendo o melhor, da melhor maneira em Salvador”, proferida pelo Prof. Dr. Hélio Santos (chefe das mentorias e responsável pela articulação com o poder público e a academia na Vale do Dendê), além de visita técnica à sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC-BA) e apresentação do grupo Duo B.A.V.I.