ACM Neto entrega 300 títulos de posse no Calabar

Cerca de 40 mil famílias já foram beneficiadas pelo programa Casa Legal

  • Foto do(a) author(a) Jordan Bezerra
  • Jordan Bezerra

Publicado em 19 de agosto de 2017 às 16:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Secom

Os moradores do bairro do Calabar começaram o final de semana com motivos para comemorar. Na manhã deste sábado (18), ACM Neto, prefeito de Salvador, entregou 300 títulos de posse de terreno para os residentes do local através do programa Casa Legal, iniciativa da Prefeitura criada em 2013 e que já beneficiou cerca de 40 mil famílias.  

Os títulos de posse oficializam a propriedade dos moradores sobre as casas construídas em terrenos públicos. Durante a solenidade, o prefeito fez questão de ressaltar que tem uma relação especial com a comunidade do Calabar devido ao apoio dos moradores desde o início da sua carreira política e contou sobre as próximas ações no bairro.  “O programa é um sucesso, inclusive está sendo copiado pelo Governo Federal. Fico particularmente feliz com isso, porque é a realização de um sonho. Existem pessoas que moram aqui há décadas e sonhavam em ter a sua propriedade. Isso faz com que a prefeitura acredite e continue investindo.  O próximo passo é a regularização de terrenos privados que já estão ocupados há muito tempo”, explicou.O prefeito chamou ao palco 20 moradores para entregar a pasta com toda a documentação e orientou que eles se dirijam ao cartório para autenticar o título, processo que pode ser feito gratuitamente, pois a prefeitura já realizou os pagamentos necessários.

Neto ainda destacou que a maioria dos títulos dessa edição do Casa Legal no Calabar estava sendo entregue a mulheres. “Isso me deixa ainda mais feliz, afinal, são elas que mandam em tudo”, afirmou.

Maria Célia França, 50, foi a primeira a subir no palco para receber a escritura. Ela é moradora do Calabar há mais de 20 anos e pulou de alegria ao receber a pasta. “É uma realização muito grande para mim ter essa garantia. Batalhei muito para conseguir meu cantinho, agora ninguém pode mais tirar isso de mim”, contou.

Já Silvana Lorence, 45, que mora na comunidade há 10 anos, se emocionou ao dizer que, antes de tudo, a escritura é um presente para os filhos dela. “Sempre fui uma mãe guerreira, sempre lutei por tudo que eu queria. Vou morrer com a certeza de que eu consegui dar o que eu não tive para meus filhos”, exclamou.

Histórico e Novidades

Essa já é a terceira vez que a prefeitura entrega títulos de posse no bairro. De acordo com agentes do Casa Legal, 1.100 escrituras já foram entregues por lá. Os participantes devem possuir imóveis que ocupem até 250 m² de área construída em zona urbana, não podem ser proprietários ou concessionários de outro imóvel urbano ou rural e ter renda familiar de até seis salários mínimos. Além disso, a residência não pode estar em área de risco e ter as mínimas condições de moradia.

Neto também adiantou que em 2018 o programa Morar Melhor, que concede até R$ 5 mil para reforma das casas, deve beneficiar, pelo menos, 400 moradias na localidade e desmentiu boatos de que o posto de saúde do Calabar, reformado recentemente, seria fechado.

Cerimônia

A solenidade de entrega começou com uma apresentação do cantor, morador e diretor cultural do Calabar, Robson Rock, que interpretou clássicos do axé para animar os moradores e convidados.

“Independente de ligações partidárias, eu faço sempre questão de estar presente e mostrando meu trabalho em realizações que pensam no bem da minha comunidade”, declarou ele.

Outras autoridades políticas, como o vereador Geraldo Junior, a diretora de Habitação e Regularização Fundiária, Larissa Moraes, e o Secretário Nacional de Assuntos Federativos, Paulo Câmara, marcaram presença e dividiram o palco com o prefeito. “Quando você entrega um papel desses na mão de um morador, você está entregando felicidade e paz de espirito, porque nada é tão tranquilizador quanto saber que a sua casa é oficialmente sua”, discursou Paulo.