ACM Neto quer trazer regata Jacques Vabre para Salvador em 2019

A regata internacional, que sai de Le Havre, na França, acontece a cada dois anos

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 11:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Vitor Villar / CORREIO

O prefeito ACM Neto deixou claro que Salvador deseja receber a próxima edição da Transat Jacques Vabre, no ano de 2019. A regata internacional, que deixa a cidade de Le Havre, no norte da França, e cruza o Oceano Atlântico em direção à América do Sul, acontece a cada dois anos.

“Assim que encerrar a realização deste evento, nosso desejo é colocar na mesa a disposição do município e assumir os compromissos necessários para que a Transat Jacques Vabre volte em 2019 a Salvador. A decisão da nossa parte já está tomada e imagino que o Governo do Estado vá nos acompanhar nessa linha”, disse o prefeito.

Os primeiros barcos da categoria Ultime, a mais veloz da regata, chegaram à capital baiana na manhã desta segunda-feira (13). A bordo do veleiro Sodebo Ultim', os skippers franceses Thomas Coville e Jean-Luc Nélias foram os campeões atravessando o oceano em sete dias, 22 horas, 7 minutos e 27 segundos, novo recorde da competição.

O prefeito chegou ao Terminal Náutico da Bahia, destino final da regata, por volta das 10h, pouco depois que o segundo colocado, o barco Maxi Edmond de Rothschild, aportou em Salvador. Os franceses Sébastien Josse e Thomas Rouxel foram os vice-campeões.

ACM Neto falou em adiantar a decisão de receber a prova em 2019: “Quem sabe a gente consiga sacramentar isso logo, com dois anos de antecedência, para ir preparando nossa cidade para a próxima regata. Inclusive com muito mais requinte que a atual, em função desse longo tempo que teremos”.

O secretário de turismo do Estado da Bahia, José Alves, confirmou a intenção de receber a regata mais uma vez: "Desejo nosso, claro. Inclusive nossa conversa com toda diretoria da Jacques Vabre foi justamente nesse sentido, de que queremos fazer essa mas queremos fazer outras. Não queremos um contrato só para um ano e acabou. E eles estão gostando muito da estrutura que oferecemos nessa daqui. Acho que no final eles mesmos vão procurar a gente".

Salvador voltou a receber a Jacques Vabre após dez anos. A capital baiana já havia sido destino dela em quatro edições, entre 2001 e 2007, mas perdeu o evento por não oferecer mais estrutura necessária.

O prefeito destacou que a criação do Comitê Náutico de Salvador, uma organização com agentes do setor, pretende justamente melhorar essa estrutura: “Ele vai propor um conjunto de ações reforçando o que a gente já tem feito no turismo, no esporte e na economia náutica. Trouxemos essa regata para Salvador por entender que ela movimenta a nossa economia e promove a cidade para o mundo”, afirmou.