Advogado da Telexfree diz que está tomando 'medidas cabíveis' para reverter proibição da Justiça

Advogado da Telexfree diz que está tomando 'medidas cabíveis' para reverter proibição da Justiça

Justiça do Acre proíbe empresa de realizar novos pagamentos e adesões ao sistema

Da Redação

O advogado da Telexfree está no Acre para acompanhar o caso da empresa, proibida pela Justiça do estado de realizar novos pagamentos e adesões ao sistema na terça-feira (18). Horst Fouchs disse ao G1 que a empresa toma todas as "medidas cabíveis" para resolver o caso. A decisão no Acre vale para todo o país.

De acordo com a promotora Nicole Colombo, responsável pela medida contra a empresa Ympactus Comercial ltda, esta não tem um negócio de "marketing multinível", mas um golpe conhecido como pirâmide financeira.

Segundo ela, o sistema é insustentável e é ilegal por causar prejuízos a muitas pessoas. "O foco da Telexfree é o recrutamento de pessoas. Como é uma atividade que não tem sustentabilidade, na hora que não tiver mais gente para entrar, a cadeia quebra e as pessoas vão ficar no prejuízo”, explica. O Ministério Público do Acre foi o primeiro a ajuizar ação contra a empresa no país e, em até 30 dias, deve ingressar com uma ação civil pública.

A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido e determinou que sejam vedados os novos cadastros e o pagamento dos divulgadores já inscritos, sob pena de multa diária de R$ 500 mil. Também haverá multa de R$ 100 mil para cada novo cadastramento ou recadastramento.

Além de ser obrigada a informar todos os divulgadores sobre a existência da ação do MP, os sócios-administradores da Telexfree (Carlos Roberto Costa e Carlos Nataniel Wanzeler) tiveram seus bens móveis, imóveis e valores financeiros em banco bloqueados. A mesma ação foi realizada para as contas da empresa Ympactus.

De acordo com a promotora, estima-se que no Acre tenham sido feitos 70 mil cadastros. Se cada um deles adquiriu o plano básico (de 10 contas VoIP), serão 700 mil contas para serem vendidas no estado, que, segundo o Censo de 2012 do IBGE, tem 758 mil habitantes.