Afro Fashion Day terá exposição e palestras exclusivas

Evento avança ao promover no dia 18, das 9h às 20h, no Porto Salvador Eventos, no Comércio, bate-papos sobre diversos temas e mostra fotográfica com o conceito de urbanidade

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 12:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Para além de uma ação de moda, o Afro Fashion Day (AFD), projeto do CORREIO para celebrar o mês da Consciência Negra, se propõe a gerar reflexões acerca do cotidiano da população negra brasileira. Em sua terceira edição, o evento avança ao promover no dia 18, das 9h às 20h, no Porto Salvador Eventos, no Comércio, bate-papos sobre diversos temas e uma exposição exclusiva com o conceito de urbanidade, além do desfile de moda.

Logo na chegada do AFD, no térreo, o público encontrará a exposição Asas Urbanas, que teve três editoriais com produção assinada por Paula Magalhães, editora do caderno BAZAR, do CORREIO, e Leo Amaral, produtor de moda do suplemento. Na escolha dos cenários, nada que fosse óbvio. “Queríamos fugir dos pontos turísticos, dos lugares que já são superconhecidos”, conta Amaral. A beleza é assinada pelo maquiador Kal Nascimento, que há três anos venceu o concurso Desafio de Beleza, do canal GNT. O casting de modelos - foram 3 para cada ensaio - foi todo da agência One Models, que participa do Afro Fashion Day.

O primeiro editorial foi feito pelo fotógrafo Og Marcelo e teve como tema o apocalipse. Do alto de um prédio no Rio Vermelho, com muitas antenas e cores sóbrias, os modelos Gabriel Pitta, Carlos Cruz e Edilene Zurc trajavam apenas roupas de tons escuros das marcas Aládio Marques, Black Atitude, Euzaria e Lú Samarato. “Usamos verde musgo, marrom. Os florais tinham fundo preto”, explica Leo. Na maquiagem, riscos brancos expressam espírito guerreiro e força.

Fotografado no Comércio, os cliques do segundo editorial ficaram por conta de Renato Santana. O cenário carregava tons cinzentos, quase nublados. Para contrastar, muita cor nas roupas da estilista Adriana Meira usada pelos modelos Átina Ulle, Vagner Souza e Sued Ellen. O destaque da maquiagem fica por conta dos lábios: bocas supercoloridas, em tons fortes.

A última parada foi no Teatro Castro Alves (TCA), localizado no Campo Grande. Focado na arquitetura modernista, o ensaio teve o minimalismo como foco. “Todas as roupas eram brancas e azuis. Queríamos trazer leveza para combinar com a estética do teatro”, observa o produtor. Fotografados por Lucas Assis, os modelos Noriah Santos, Rafael Costa e Layza Silva usaram maquiagem básica e discreta e vestiram João Damapeju, Jorge Nascimento, Kelba Deluxe, Outerelas, Soudam e Tempt. Exposição Asas Urbanas teve três editoriais com produção assinada por Paula Magalhães e Léo Amaral. / Foto: Og Marcelo  Roda de conhecimento Haverá um espaço chamado Papo AFD, onde vão ocorrer seis bate-papos sobre moda, arte, sustentabilidade e beleza, com foco na população negra. As conversas acontecerão no 2º piso do edifício e trarão nomes como os estilistas Renato Carneiro, da Katuka Africanidades, e Goya Lopes, a integrante do Fashion Revolution Ana Fernanda, e a especialista em bioquímica estética, doutora Josiane Marques de Sena Popoff, convidada pela Bellacor Estética, clínica voltada para o cuidado da pele negra. Já a Escola Baiana de Arte e Moda (EBAM) trará a estilista Madá Negrif, a maquiadora Maili Santos e o artista visual Yosh José.

A beleza será um dos assuntos debatidos no evento. Às 12h30, a maquiadora profissional e designer de sobrancelhas Maili Santos vai compartilhar makes para pele negra e sua percepção sobre o mercado. “As empresas começaram a se mobilizar mais e a enxergar a população negra”, avalia. Para ela, estar no Afro Fashion Day é a realização de um sonho. “Também quero um dia estar nos bastidores, maquiando os modelos”, conta ela. Os cuidados com beleza são tema do bate-papo com a especialista em dentística e bioquímica estética, a doutora Josiane Marques de Sena Popoff, membro da Sociedade Americana de Peles Negras.

Paulo Rogério, co-fundador da aceleradora de negócios Vale Dendê, estará às 13h20 ao lado dos estilistas Goya Lopes, de marca homônima, e Renato Carneiro, da Katuka, falando sobre moda, afroempreendedorismo e economia criativa. “Salvador tem se tornado um grande polo de moda negra e étnica no Brasil. É só se observar o número de lojas, marcas e estilistas que estão produzindo perceber a capacidade da cidade”, diz ele.

O publicitário, que recentemente foi convidado para palestrar para a Fundação Obama, em Chicago (EUA), acredita que o cenário local pode ser ampliado se houver uma perspectiva internacional e investimento nos jovens. “Através do engajamento da juventude é possível mudar territórios. E empreendedorismo criação e inovação estão no radar do desenvolvimento”, conta o baiano, que vai lançar pela sua empresa, dia 23, no Palácio Rio Branco, na praça municipal, um edital de apoio a negócios e projetos com foco em afroempreendedorismo.

Ana Fernanda Souza, articuladora do Coletivo Justa Moda e integrante do Fashion Revolution, movimento presente em mais de 50 países, estará à frente do diálogo sobre sustentabilidade na moda. “Debateremos sobre justiça, sustentabilidade e transparência no setor. Sobre como esta área pode ter melhor gestão dos resíduos, com seleção de matérias primas. E até mesmo em como fazer uma comunicação que não reforce estereótipos, mas sim a diversidade”, conta a jornalista. Ela promete ainda falar sobre a valorização dos pequenos empreendedores locais e dos impactos da moda na natureza. “Essa discussão se conecta diretamente também ao tema do AFD neste ano: os quatro elementos.  E o Fashion Revolution se propõe a isso, a trabalhar a moda de força positiva, de como pode ser bacana para o mundo”.

Duas horas antes do desfile deste ano, a passarela do evento será palco outro importante momento. Às 16h, a Avon, patrocinadora do AFD, apresentará o debate "Empoderamento e Empreendedorismo Feminino”. Estarão presentes no bate-papo Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação Racial, e Maria Coelho, Gerente Divisional de Vendas da Avon.

O desfile do Afro Fashion Day 2017 traz produções de 42 marcas baianas de acessórios, turbantes e roupas e calçados da Vizzano, Mersan e Melissa. A produção de moda será assinada por Fagner Bispo e a beleza por Dino Neto e equipe. Serão 100 pessoas na passarela, entre convidados, modelos de nove agências de Salvador e oito não-agenciados, escolhidos em seletivas em cinco bairros. A mestre de cerimônias será a jornalista e youtuber Maíra Azevedo, a Tia Má. A entrada é apenas 1 kg de alimento não-perecível e está sujeita à lotação do espaço. Os alimentos serão destinados ao Mesa Brasil Sesc. O Afro Fashion Day é realizado pelo CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e patrocínio da Avon.  Programação Afro Fashion Day 2017 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio) (Ingresso: um quilo de alimento não-perecível, no local, a partir das 9h)  

TÉRREO

9h às 20h 

Exposição fotográfica que traz, em primeira mão, peças que serão desfiladas no Afro Fashion Day em looks concebidos pela jornalista Paula Magalhães, editora do Bazar, e pelo produtor de moda do caderno do Correio, Leo Amaral. A imagens são de Og Marcelo, Renato Santana e Lucas Assis. A beleza é de Kal Nascimento e os modelos, da One Models, são Gabriel Pitta, Carlos Cruz, Edilene Zurc, Átina Ule, Vagner Souza, Sued Ellen, Noriah Santos, Rafael Costa e Layza Silva. Agradecimentos ao Teatro Castro Alves, uma das locações escolhidas.

PISO 1

SOM AFD

13h – DJ Jack Nascimento (Batekoo) 

14h40 – Banda Rua 06

17h – DJ Raiz

PISO 2

PAPO AFD

10h50 – Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)

11h40 –  Sustentabilidade na moda e o Fashion Revolution, com jornalista Ana Fernanda Souza, articuladora do Coletivo Justa Moda

12h30 – A Indústria da Maquiagem Entende Mesmo desse Riscado?, com a maquiadora Maili Santos (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)

13h20 – Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com designer Goya Lopes (Goya Lopes Design Brasileiro), Paulo Rogério Nunes (da aceleradora de negócios Vale Dendê) e o estilista Renato Carneiro (Katuka Africanidades)

14h10 – Particularidades da Pele Negra, com a especialista em dentística e bioquímica estética, Josiane Marques de Sena Popoff,  membro da Sociedade Americana de Peles Negras (oferecimento Bellacor Estética)

15h – A Interseção da Arte e Moda na Contemporaneidade, com o artista visual Yosh José (oferecimento Ebam – Escola Baiana de Arte e Moda)

AVON APRESENTA

16h - Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes, empreendedora e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, a professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação Racial, e Maria Coelho, Gerente Divisional de Vendas da Avon

AFD STORE

9h às 20h

Loja colaborativa com as marcas Black Atitude, Boutique Negralá, Crioula, Cynd Biquínis, Erika Rigaud, Goya Lopes, inCID, Guapa, N Black, Negafulô, Outerelas, Preta Brasil, Sonbrille, Sou Diva – Tá Bom Pra Você?, Rey Vilas Boas, Turbanque e Bahia Revoluções Criativas, do IACM

DESFILE AFD 

18h