Agenda Bahia 2017 inova com oficinas para gestores públicos

Durante seminário, haverá atividades para a troca de experiências entre quem administra as cidades

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Conhecer novas formas de pensar Salvador. Esse é o incentivo do subsecretário municipal de Manutenção da Cidade (Seman), Neialbert Nascimento Ferreira, para participar das oficinas para gestores públicos programadas durante o seminário Cidades, que acontece no dia 30 de agosto, das 8h às 17h30, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), dentro do Fórum Agenda Bahia 2017.

As oficinas, que atenderão também empresários e empreendedores, são uma das novidades da programação deste ano. Ao todo, serão cinco momentos: duas oficinas exclusivas para convidados, dois painéis abertos ao público e, uma quinta iniciativa, também inédita, que é a criação de um grupo de trabalho.

Fábio Góis, gerente de marketing e mídias digitais do CORREIO, explica que o Fórum Agenda Bahia, a cada ano, sempre traz novidades na programação. Desta vez, acrescenta, a ideia com as oficinas é que o encontro construa um legado para o Estado, ao favorecer que lideranças compartilhem conhecimento.

“As palestras programadas para o turno da manhã semeiam ideias e, na parte da tarde, com as oficinas, haverá a oportunidade de colocar em prática ferramentas que estimulem o planejamento sustentável e favoreçam o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado”, diz Góis. 

Rachel Vita, curadora de conteúdo do Fórum Agenda Bahia, completa: “Como o tema deste seminário é Cidades, duas oficinas serão exclusivas para a troca de experiências entre gestores públicos e empresários com os especialistas, uma forma do fórum contribuir ainda mais para o desenvolvimento mais sustentável da Bahia, principal propósito do evento”.

Ainda segundo Rachel, o modelo das oficinas tem a intenção de aprofundar vivências e experiências, “além de contribuir com um conteúdo específico para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e políticas públicas”, define.

Intercâmbio de conhecimento

É a possibilidade de trocar experiências com gestores públicos de outras cidades que estimula o subsecretário da Seman a participar pela primeira vez do Fórum Agenda Bahia. A Seman é o órgão municipal responsável pela manutenção da cidade, pelo cuidado com os equipamentos públicos e pela requalificação dos espaços urbanos. Para ele, um seminário para discutir as cidades do futuro tem relação direta com o seu trabalho.

“Espero levar para a secretaria ideias e sugestões que possam ser aprimoradas e implantadas para melhorar a vida do cidadão. Esse tipo de encontro é importante para nos manter atualizados e conectados com as novas tecnologias, possibilitando a agilização de processos. É útil para termos contato com novas ferramentas de otimização da administração pública”, opina o subsecretário.

Para todos os públicos

Para participar dos dois painéis abertos ao público, basta se inscrever no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/seminario-cidades/. Os encontros vão apresentar experiências de Salvador e de outras cidades brasileiras com foco na colaboração, mobilização cidadã e criação de ecossistemas inovadores para novos negócios. 

As duas oficinas fechadas para convidados, por sua vez, vão mostrar iniciativas bem-sucedidas do programa Cidades +B dentro e fora do Brasil; apresentar o impacto do DOTS - Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável no planejamento das cidades e orientar sobre financiamentos de projetos ancorados na sustentabilidade. 

Os gestores públicos e empresários interessados em garantir participação nesses laboratórios de inovação devem enviar pedido de inscrição, até esta sexta-feira (26) para o e-mail: [email protected].

Cidades+B, que está vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma iniciativa conjunta de entidades públicas e empresas privadas, além da sociedade civil, para capacitar as empresas e serviços de uma cidade a medirem seus impactos sociais e ambientais. Assim, esses organismos podem elaborar planos de melhoria contínua de seus processos e formar uma rede de negócios de impacto positivo.

Já o grupo de trabalho Mapa do Lixo Zero estará focado em buscar soluções inovadoras para engajar os moradores de Salvador na coleta seletiva. O grupo será composto por especialistas da cadeia de resíduos sólidos no Estado. 

Palestras pela manhã Experiência de Medellín com a gestão colaborativa entre poder público, empresas e cidadãos também será mostrada em Salvador (Foto: Divulgação) A parte inicial da programação do seminário Cidades é totalmente aberta ao público e está reservada para palestras com três especialistas convidados, que vão apresentar experiências positivas de desenvolvimentos sustentável. 

A primeira, às 9h30, Medellín: lições de um ecossistema de transformação coletiva, será do urbanista colombiano e coordenador do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade Eafit, Carlos Cadena Gaitán; na sequência, será a vez de Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Ela vai apresentar o tema A mobilidade e o futuro das cidades; e, encerrando as conferências, Mateus Mendonça, sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral, vai explanar sobre Experiência compartilhada: Ações inovadoras em sistemas de coleta seletiva, reciclagem inclusiva e engajamento cidadão.

Iniciado em 2010, o Fórum Agenda Bahia promove encontros entre especialistas de diversas áreas, poder público, empresários e sociedade civil para debater o desenvolvimento econômico e social do Estado. O foco do evento é a inovação e a sustentabilidade com o fomento a novos negócios.

A programação desta edição começou em julho passado, com a realização, no Centro Histórico, da maratona de programação e inovação Hackathon+Salvador. Em sua oitava edição, o Agenda Bahia apresenta como discussão central ‘Tempo de Mudanças’ e terá ainda outro simpósio, em 29 de setembro, sobre o tema Conexões.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita.

Conheça as oficinas e painéis

Cidades +B: Negócios como forma de transformação positiva

Quando – Dia 30 de agosto, das 14h30 às 16h

Onde – Sede da Fieb, no Stiep (1º andar)

Quem ministra - Tomás de Lara. Administrador de empresas, com master em comunicação digital e especialista em economia colaborativa e sustentável. É colíder do Sistema B Brasil (Empresas B), cofundador do Colaboramerica (1º Festival de Novas Economias da América Latina), cofundador da Goma (ecossistema e espaço colaborativo de empreendedores sociais), iniciador e colíder do Rio+B e Cidades+B (iniciativa multissetorial que convoca as empresas de uma cidade a avaliarem seus impactos socioambientais), tecelão de redes de organizações de impacto positivo e professor em cursos de inovação social no Brasil e outros países. Já atuou como conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil e da SNCI (Iniciativa Nacional da Indústria Criativa da Arábia Saudita). Recentemente, tem focado trabalho e estudos na catálise de novas organizações que fomentam uma economia centrada no humano e integrada a natureza.

Sobre o que é – Serão apresentadas ações do projeto Cidades +B nas prefeituras de Nova York e Rio de Janeiro. Os participantes vão conhecer caminhos possíveis para que governos, empresas e sociedade planejem cidades mais criativas, colaborativas, inovadoras e sustentáveis. 

Para quem é – Para convidados. Atenderá gestores públicos, empresários e empreendedores

Como participar - As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (26/08), pelo e-mail: [email protected]

DOTS: Como estimular e financiar o planejamento sustentável das cidades

Quando – Dia 30 de agosto, das 16h às 17h30

Onde – Sede da Fieb, no Stiep (1º andar)

Quem ministra – Luis Antonio Lindau. Engenheiro Civil pela UFRGS, pós-doutor na University College London e Ph.D. em Transportes, pela Universidade de Southampton. É diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham na implementação de projetos construídos dentro da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis no Brasil. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), da qual também é um dos fundadores. Em 1995, implementou o LASTRAN - Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS. Já publicou mais de 150 artigos e apresentou mais de cem palestras no Brasil e exterior sobre mobilidade urbana, segurança viária e desenvolvimento urbano sustentável. 

Sobre o que é – Um dos grandes desafios na hora de planejar uma cidade é ter acesso a recursos. Durante a oficina, será apresentado o impacto do DOTS – Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável na melhoria das cidades; e mostrado de que forma obter financiamento para implementar projetos econômico e socialmente sustentáveis.

Para quem é – Para convidados. Atenderá gestores públicos, empresários e empreendedores

Como participar - As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (26/08), pelo e-mail: [email protected]

Mapa do Lixo Zero: Conexões inovadoras para engajar o cidadão na coleta seletiva

Quando – Dia 30 de agosto, das 14h30 às 16h30

Onde – Sede da Fieb, no Stiep (1º andar)

Quem ministra – Iracema Marques, da SER, e Lucenir Gomes, da Avina. Iracema é mestre em Administração pela UFBA, atua no gerenciamento de projetos de desenvolvimento local e em metodologias de facilitação de grupos e processos participativos. É consultora para a Seja Digital, idealizou o Cidadanize-se e também é responsável por projetos de fortalecimento de grupos produtivos, atuando em parceria com a SER. E Lucenir é especialista há 20 anos em gestão de projetos sociais, tem trabalhado intensamente com programas de desenvolvimento sustentável para a América Latina, especialmente na implementação de projetos relacionados aos temas de Conservação Marinha Costeira, Reciclagem Inclusiva, Cidades Sustentáveis e Acesso à Água.

Sobre o que é – O objetivo do grupo de trabalho é definir ações inovadoras e definir os papeis sociais no incentivo a mobilização cidadã, tendo como foco a implantação de projetos de coleta seletiva.

Para quem é – Convites enviados previamente para atores sociais

Como participar – O workshop é exclusivo para especialistas e demais representantes da cadeia de resíduos sólidos do Estado.

Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios

Quando – Dia 30 de agosto, das 14h15 às 15h45

Onde – Sede da Fieb, no Stiep (auditório)

Quem ministra – Paulo Bicalho, consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial; Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Senai Cimatec e Renelson Sampaio, pesquisador do Senai Cimatec

Sobre o que é – Durante o encontro serão apresentados exemplos de iniciativas inovadoras em cidades brasileiras, que podem servir de inspiração para projetos em Salvador. Entre os exemplos estão Santa Rita de Sapucaí (MG), município de apenas 40 mil habitantes que se tornou um dos principais polos de startups da América Latina; o Porto Maravilha, no Rio, e a Granja Marileusa, bairro planejado de Uberlândia (MG). Os três exemplos contaram com planejamento inteligente para dimensionar mercados e tendências.

Para quem é – Aberta ao público.

Como participar – As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/seminario-cidades/ 

Cultura da vizinhança: a mudança começa na sua rua

Quando – Dia 30 de agosto, das 16h às 17h30

Onde – Sede da Fieb, no Stiep (auditório)

Quem ministra – Mauro Amici, fundador da Apita (Associação dos Amigos do Itaigara); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; e Lipa Lopes, presidente do Instituto Iris

Sobre o que é – A tecnologia e o desejo de cuidar muito além da própria casa têm aproximado vizinhos em ações de revitalização dos bairros. O painel vai mostrar exemplos em Salvador e outras cidades brasileiras desse engajamento da vizinhança em prol do bem comum. Marcelo Rebelo, da startup Praças.com, vai contar como o crowdfunding (financiamento coletivo) entre moradores recupera espaços públicos em São Paulo. Em Salvador, a Apita, de Mário Amici, arborizou calçadas, e o Café com Letras, de Lila Lopes, estimulou a leitura em comunidades carentes.

Para quem é – Aberta ao público.

Como participar – As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/seminario-cidades/ 

Serviço

O quê: Seminário Cidades - Fórum Agenda Bahia 2017Quando: 30/8, das 8h às 17h30Onde: No auditório da Fieb, no bairro do Stiep.Programação completa: www.correio24horas.com.br/agendabahia