Alcymar Monteiro encarta seu 99º álbum no CORREIO de hoje

variedades
14.03.2017, 00:01:00

Alcymar Monteiro encarta seu 99º álbum no CORREIO de hoje

Veterano do forró, cearense fala sobre o trabalho, que traz 15 faixas inéditas

Alcymar Monteiro comemora parceria com o jornal: 60 mil cópias

(Foto:Divulgação)  

O cearense Alcymar Monteiro, 58 anos, pai de três filhos, está rindo de felicidade. Por dois motivos: primeiro porque, finalmente, ele conquistou o mercado baiano. Segundo, pelo sucesso antecipado de seu novo CD, o de número 99 da carreira.


Batizado de A Voz do Povo, o trabalho  está encartado na edição de hoje do CORREIO e vai chegar  às bancas e à casa dos assinantes com 60 mil cópias. Outro motivo de orgulho: “Como Disco de Ouro só ganha quem vende 50 mil cópias, eu posso comemorar com sobra”, comentou o artista em entrevista ao jornal, via telefone, direto de Recife, onde mora atualmente.

O trabalho, com repertório escolhido criteriosamente pelo artista,  traz 15 faixas  autorais e algumas regravações. Duas são  inéditas: Um Verdadeiro Forró e São João da Bahia, ambas compostas por Alcymar. 

“A música é a tradução da nossa alma. Da nossa espiritualidade. E eu só canto aquilo que realmente toca a mim e aos  outros”, afirmou  Alcymar. Ele revou que chega a ouvir, antes de entrar em estúdio, mais de 100 discos que lhes são entregues Brasil afora quando está fazendo shows. “Eu costumo ouvir todos porque respeito o trabalho de cada um, sei o esforço que essas pessoas fazem. E, além disso, ainda consigo tirar uma ou duas músicas para o meu repertório”. 

Conquista baiana

Alcymar Monteiro afirma que a Bahia foi o último estado que conseguiu conquistar. Segundo ele, foi um caminho árduo. “Uma vez um baiano me disse: o baiano gosta primeiro dele, segundo dele, terceiro dele e depois pensa no outro. Eu entendi. A Bahia é um estado culturalmente muito rico. Um celeiro de grandes artistas. E o baiano sabe o que quer e gosta de ouvir. Mas eu fui fazendo um trabalho de formiguinha. Comecei por Senhor do Bonfim, fui descendo até chegar em Feira de Santana e, finalmente, Salvador. Posso dizer, agora, que conquistei os baianos”.

 Surpreso com a receptividade da promoção no jornal, Alcymar foi taxativo: “Você não tem ideia da força que o CORREIO tem. Foi só começar a promoção e meu telefone não parou um instante sequer. Mutos pedidos de shows de todos os cantos. Se eu já soubesse dessa promoção teria feito há muito tempo. Espero fazer mais vezes”, comemorou.

Apesar de ser conhecido nacionalmente como cantor de forró, Alcymar Monteiro andou flertando com outros gêneros. Ele gravou 14 discos e um DVD dedicado ao  frevo. Também gravou a trilha sonora das vaquejadas na trilogia Vaquejadas Brasileiras. Os dois primeiros volumes foram lançados mundialmente. Atravessando um grande momento na carreira e já saborenado o êxito de A Voz do Povo, Alcymar se prepara para enfrentar a maratona de festeas juninas, que faz com todo gosto e diz que está com a corda toda este ano.