Ana Maria Braga está com câncer e operou o rosto, diz jornalista

Se a informação for confirmada, será a quarta vez que a apresentadora sofre com a doença

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2017 às 15:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Gshow
Quando ela apareceu de lobisomem (Fotos: Reprodução/TV Globo)

A ausência de Ana Maria Braga no programa Mais Você, da Rede Globo, não foi apenas por conta das férias. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”, a apresentadora se afastou por conta de um câncer de pele. Ana Maria teria se submetido a uma cirurgia no rosto em São Paulo na semana passada e agora está descansando em sua casa, que fica em Sorocaba, município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo.

Procurada pelo colunista, a assessoria de Ana Maria não confirmou e nem desmentiu. "A única informação que tenho é que ela está descansando na fazenda dela em Sorocaba e acompanhando a obra da nova cozinha que está fazendo lá". Se a informação for confirmada, será o quarto câncer de Ana Maria e o segundo de pele. Nos últimos dias, a loira está ausente do Mais Você e o programa dela está sendo apresentado pela dupla de jornalistas Zeca Camargo e Patricia Poeta.

Time do trabalho de domingo! Vinheta Globo. A Festa é Nossa

Uma publicação compartilhada por Ana Maria Braga (@anamaria16) em

Em seu perfil no Instagram, Ana Maria também não comentou o assunto. Na tarde deste domingo, a loira postou uma foto na gravação da vinheta de fim de ano da Globo. "Time do trabalho de domingo! Vinheta Globo. A Festa é Nossa", escreveu ela, na legenda. Nos comentários, usuários das redes sociais fizeram perguntas e desejaram melhoras à apresentadora. "´É verdade que vc estar (sic) doente de novo? Se sim, saúde para ti e volta logo", disse @joseanealeixo.santos. "Acabei de ler notícias que você estaria doente de novo. Se for verdade, Deus e Nossa Senhora de Fátima vão te dar forças para vencer de novo. Quero muito ouvir suas mensagens positivas pelas manhãs por muitos anos ainda. ❤️", afirmou @renataprimasi.

Histórico Em 1991, Ana Maria Braga foi diagnosticada com câncer de pele e operou. Em 2001, dez anos depois, a apresentadora descobriu um carcinoma - tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais - no canal anal e se submeteu a um tratamento radioterápico. O tumor tinha 0,8 cm e estava no estágio 3, numa escala que vai de 1 a 4. Na fase 1, o paciente tem 100% de chance de recuperação. Na 2, de 70% a 90% de chances; no estágio 3, de 50% a 70%. Quando o tumor atinge o nível 4, quase não há possibilidade de cura. Ana Maria voltou ao Mais Você de cabelos curtos, após finalizar o tratamento com quimioterapia do seu segundo câncer, em 2001 (Foto: Reprodução/ Tv Globo) O anúncio foi feito em seu programa do dia 26 de agosto daquele ano. Ao fim da transmissão, ela foi internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde iniciou a quimioterapia. Durante o período, o Mais Você passou a exibir programas gravados previamente. Ao fim do tratamento, Ana Maria começou a aparecer esporadicamente na telinha. Nessa época, a apresentadora teve uma boa surpresa: os membros da sua equipe rasparam a cabeça em homenagem a ela e vestiram camisetas com a frase Clube da Guerreira. Após ter sido curada, ela voltou a gravar o Mais Você e se apresentou com os cabelos curtos, devido à quimioterapia. Um programa especial também a acompanhou em uma peregrinação ao Santuário de Fátima, em Portugal, para agradecer o fim da doença.

Assista ao vídeo em que ela anunciou a doença em 2001:

2015 No final do ano retrasado, durante o Mais Você, Ana contou aos telespectadores que passou por uma cirurgia, devido à descoberta de um câncer pulmonar. "Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno. Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma quimioterapia, uma radioterapia. Eu fiquei estatizada. Mas é um risco que toda pessoa que fuma tem. E você acha que você está imune. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira", contou ela, na TV.

Cigarro Depois de enfrentar a doença por três vezes, a apresentadora confessou que ainda não conseguiu largar o vício em cigarros. Preocupada com a saúde, a ela revelou que pretende tomar medidas mais drásticas para largar a droga. "Travo uma luta para deixar o cigarro. É dependência química igual à do crack. Penso em me internar para me livrar do vício", declarou à revista "Veja Rio" este ano.

Assista a um depoimento de Ana Maria sobre a luta contra a doença:

Ano passado, a última recaída foi noticiada pela própria apresentadora, no programa Mais Você. Ela prometeu que seguiria na luta para abandonar o vício - que, segundo boatos, teria sido o responsável pelo fim de seu namoro com o piloto americano Bill. Em março do mesmo ano, a apresentadora publicou uma foto em seu Instagram autografando um livro, onde dava pra ver na mesa um maço de cigarro e um isqueiro. Minutos depois, Ana teria apagado a imagem e postou uma nova, na qual os itens não apareciam. Antes de descobrir o terceiro câncer, a apresentadora fumava um maço de cigarro por dia.

Confira 10 momentos marcantes de Ana Maria Braga na TV: