Anac vai instaurar sindicância para investigar 'apagão' no aeroporto

Ao todo, 21 voos foram afetados

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 11:16

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nilson Marinho/CORREIO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai abrir uma sindicância para averiguar a falta de energia elétrica no Aeroporto Internacional  Dep.Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com a assessoria do órgão federal, a Anac está acompanhando a situação no terminal. 

A sindicância deve investigar a responsabilidade da concessionária Vinci Airports, que assumiu a gestão do terminal no dia 2 deste mês – há exatamente 20 dias. Se for constatada alguma ineficiência por parte da concessionária, a agência pode aplicar penalidades. "As penalidades aplicáveis às concessionárias são estipuladas pelo contrato de concessão, podem ser resultantes em processos administrativos, autos de infração, multas e/ou sanções", afirmou a Anac.   Grupo que vai para Angola teve que enfrentar o atraso do voo nesta manhã (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) A Anac confirmou que nenhum voo precisou ser cancelado. No final da manhã desta segunda, nenhum voo continuava em atraso. No início do dia, a Vinci Airports tinha divulgado que 29 voos tiveram atraso. No entanto, no início da tarde, a administradora confirmou que foram 21 voos. Diariamente, cerca de 160 voos chegam e saem do terminal, que recebe 20 mil passageiros diariamente. 

Procurada pelo CORREIO, a Infraero informou que, uma vez que não participa mais da gestão do aeroporto, não se posicionaria sobre o caso. 

Trade turístico Entre os representantes do trade turístico, a notícia do apagão teve repercussão. Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sílvio Pessoa, a situação é “vergonhosa” e “inadmissível”. Ele defende que a Vinci Airports deveria ter mais atenção às manutenções preventivas e corretivas dos geradores. 

“Como não tem uma equipe para ver se o gerador está funcionando? Eles assumiram oficialmente em janeiro, mas estão compartilhando a gestão desde o ano passado. Ou seja, já estavam acompanhando tudo. Ou seja, já deveriam ter pessoas gabaritadas (para lidar com o equipamento) para não ter essa repercussão negativa nacional que houve hoje, justamente num momento de alta estação. Isso leva uma péssima imagem de nossa cidade, em função de uma empresa que vai administrar o aeroporto”, criticou. 

De acordo com o presidente em exercício da Associação Baiana de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jorge Pinho, a entidade deve solicitar, nesta semana, uma reunião com representantes da concessionária Vinci Airports e o Conselho Baiano de Turismo. Ele diz que, no encontro, considerado “urgente”, pretendem discutir sugestões e formas de acompanhamento. 

“A cidade está cheia e a gente não pode perder o controle e espaço para outros estados. Eles continuam com problemas de escada rolante, ponte de embarque... O banheiro melhorou, mas ainda falta muita coisa. Com essas coisas assim, vamos ter outras situações como a que ocorreu (o apagão). Para evitar isso é que vamos fazer uma reunião com eles”, explicou. 

Já o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-Bahia), Glicério Lemos, defendeu que a concessionária Vinci Airports não teve “culpa” pelo ocorrido. Segundo ele, a responsabilidade era da Infraero, que geriu o terminal até o dia 1º deste mês. 

“Muita gente se prejudicou, causou transtornos, isso é um fato. Mas a Vinci não tem culpa, porque assumiu agora. O aeroporto de Salvador está sucateado, acabado. A Infraero não estava fazendo o básico possível, que era a limpeza. Qualquer empresa que assumisse teria dificuldade”, disse Lemos, antes de reforçar que acredita que a Vinci deve solucionar os problemas em breve. 

Falta de energia Passageiros que precisaram voar através do Aeroporto Internacional de Salvador nesta segunda tiveram transtornos devido à falta de luz - o problema só foi resolvido às 7h no terminal. 

Segundo informações da Vinci, a falta de energia aconteceu entre 1h17 e 3h48. Durante todo o período, os dois geradores do aeroporto funcionaram normalmente. No entanto, por volta das 4h, os geradores do terminal apresentaram pane. A Vinci informou que, mesmo que a energia fornecida pela Coelba tivesse sido reestabelecida, era preciso fazer uma troca: do gerador para a linha da empresa de energia através de um equipamento de transferência de energia.

Esse equipamento, segundo a concessionária, é que apresentou problemas. Para consertar os equipamentos, foi necessário interromper o fornecimento de energia, "por medida de segurança", informou a assessoria. Sem que ele fosse corrigido, era impossível que a energia voltasse a ser abastecida pela Coelba. 

Em nota, a empresa informou que, conforme descrito no contrato de concessão, a troca de equipamentos faz parte das obras que terão início no primeiro trimestre de 2018. "Até que a mudança seja realizada, todos os aparelhos passarão por nova manutenção e monitoramento", fala a empresa. 

Voos atrasados Os voos que sofreram atraso foram das companhias aéreas Azul, Avianca, Gol, Latam e Passaredo. Ao CORREIO, a Passaredo Linhas Aéreas informou que um voo sofreu atraso: era o 2241, que saiu de Salvador com destino a Vitória da Conquista. O atraso na decolagem foi de cerca de uma hora e 40 minutos, partindo para seu destino final às 8h43, com 40 passageiros a bordo.

Em nota, a Azul informou "que cinco voos da empresa foram impactados devido à falta de energia no aeroporto de Salvador". "A companhia esclarece ainda que as aeronaves já decolaram da capital baiana", disse a Azul em nota.

Já a Gol afirmou que "alguns voos da companhia precisaram ser atrasados até a normalização da operação". A companhia aérea ainda ressaltou que "manteve seus clientes informados e prestou toda assistência necessária". 

Não houve nenhum problema com a chegada de voos no aeroporto, de acordo com a assessoria da Vinci. 

A assessoria de imprensa da Coelba informou que a falta de energia começou por volta das 1h20 e o problema foi normalizado às 3h40. Ainda segundo a empresa, o motivo da falta de luz foi um problema técnico no circuito subterrâneo do terminal. Além do aeroporto, o problema atingiu parte do bairro de São Cristóvão. 

Confira na íntegra a nota da empresaA Vinci Airports esclarece que, no período entre 1h17 e 3h48 desta segunda-feira (22/01), uma interrupção inesperada no fornecimento de energia pela Coelba afetou as duas linhas que alimentam o terminal do Aeroporto Salvador Bahia. O gerador do aeroporto foi prontamente acionado e a operação seguiu com normalidade até as 4h.

Durante a transferência de energia do gerador para a linha da Coelba, a equipe do aeroporto verificou uma falha no equipamento. A manutenção foi imediatamente acionada para a realização de ajustes de forma segura.

A energia do Aeroporto Salvador Bahia foi reestabelecida às 6h30, com normalização da operação do terminal. O imprevisto ocasionou atraso de 21 voos nacionais, que decolaram ainda no período da manhã. Não houve ocorrência de cancelamento de voo ou mudanças de rota.

A concessionária afirma ainda que, conforme descrito no contrato de concessão, a troca de equipamentos faz parte das obras que terão início no primeiro trimestre de 2018. Até que a mudança seja realizada, todos os aparelhos passarão por nova manutenção e monitoramento.