Anipólitan reúne cultura geek em Salvador; veja galeria

Evento ocorre na Faculdade Unime Salvador, no Campus I, localizado na Paralela

  • Foto do(a) author(a) Beatriz Oliveira
  • Beatriz Oliveira

Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 20:10

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO
. por Arisson Marinho/CORREIO

Neste final de semana, os soteropolitanos podem fazer uma imersão na cultura geek oriental. Em sua 14ª edição, o Anipólitan, evento composto por jogos, cosplay, salas temáticas, músicas e comidas típicas, tem como proposta reunir a cultura nerd e está sendo realizado na Faculdade Unime Salvador, Campus I, na avenida Paralela. O nome é uma junção da palavra “anime” com “pólitan”, que representa cidade. 

[[galeria]]

A primeira edição do Anipólitan foi realizada em 2003. Para Evelling Castro, designer da produtora que promove o evento, uma das principais mudanças de lá pra cá é a presença de um público mais jovem, que se interessa pelo tema. “Nosso público e nossa equipe são apaixonados pela cultura geek. Trabalhar na Anipólitan é trabalhar com amor, mas ficar com o coração apertado por não poder ver tudo o que está acontecendo”.

A escolha das atrações é o resultado da interação entre a equipe da organização e o público. Antes do evento são lançadas enquetes para saber o que o público quer ver e, após o festival, os participantes assinam uma ficha sugerindo o que gostariam de encontrar no ano seguinte.

Gustavo Cardoso participa da Anipólitan desde 2014 e vê como a principal mudança no evento o aumento na interatividade. “As salas permitem que a gente escolha o que fazer e nos dão opção. Podemos jogar com outras pessoas, interagir com gente que gosta das mesmas coisas que a gente”.

Salas temáticas Alisson Belém participa do evento desde 2007 com o projeto Oficinas Lúdicas, que tem o objetivo de trabalhar com jogos tradicionais e modernos orientais. “Nesses dez anos, eu vejo um interesse crescente dos participantes em conhecer a cultura japonesa não só nos jogos, como também na parte filosófica, o modo de viver, as religiões”. 

Já Paulo Márcio, parte do Conselho Jedi Bahia, é um dos organizadores da sala temática de Star Wars no Anipólitan. Lá, os participantes podem tirar fotos com os personagens da saga, além de participar da Academia Jedi, um treinamento com espadas.

Nadilma Nascimento estava vestida de guerreira jedi na sala. “As crianças chegam com os olhinhos brilhando, pulando pra tirar foto. Nós podemos ver a emoção do público ao encontrar o personagem. Não é só vestir a roupa, a gente incorpora mesmo, segura o sabre, faz pose pra foto. As vezes, a gente faz algumas simulações de duelo com sabre de luz”.

Uma das atrações mais movimentadas, a exposição sobre Harry Potter transportava o público para o mundo da magia. Marcelo Bits, que representa um fã clube voltado para Harry Potter e Animais Fantásticos e Onde Habitam, estava vestido como estudante de Herbologia, uma das matérias escolares nos livros da saga. “Pra gente é uma troca de fã pra fã. Eu participo desde a terceira edição da Anipólitan como frequentador, mas trazendo uma sala temática é a primeira vez e tem sido uma experiência maravilhosa”.

Cosplays Em todos os eventos de cultura geek uma das principais atrações é o desfile de cosplays, pessoas que se caracterizam como um determinado personagem. Na Anipólitan não é diferente. Muitos participantes foram vestidos como seus personagens preferidos.

Apaixonada por cosplay, a manicure Marília Souza levou os filhos, Ícaro e Mireli, de 10 e 5 anos, respectivamente, caracterizados de Coringa e Arlequina. Já é a terceira vez que ela participa do festival. “Foram eles mesmos que escolheram as fantasias. Eles adoram esse universo”.  

Marcela dos Santos foi vestida como Hatsune Miku, uma cantora holográfica do Japão. “Pra mim é gratificante a cada ano fazer personagens diferentes e até mesmo outras versões do mesmo personagem”. Para montar o figurino, ela demorou entre 2 e 3 horas. 

O evento continua neste domingo (17) entre 10h e 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 25 e podem ser comprados no próprio local.

*Integrante da 12ª turma do programa CORREIO de Futuro