Ao lado de atletas baianos, paulista Poliana Okimoto se aposenta

Ela vai nadar o Desafio Rei e Rainha do Mar no domingo (10), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro; a largada acontece às 9h30

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 9 de dezembro de 2017 às 20:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Satiro Sodré/ AFP

A primeira e única nadadora brasileira a conquistar uma medalha olímpica vai aposentar as braçadas neste domingo (10). A paulista Poliana Okimoto, bronze na prova de maratona aquática nos Jogos do Rio-2016, vai se despedir no Desafio Rei e Rainha do Mar, que acontece às 9h30, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

“Está sendo bem emocionante esse momento. Será a última prova da minha carreira como nadadora profissional de águas abertas. Estou muito feliz, realizada. Foi aqui onde comecei minha carreira e tive a principal conquista da minha vida. Muita alegria”, festejou Poliana.

Dois baianos farão parte dessa despedida. Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo vão nadar junto com Poliana no Rei e Rainha do Mar. Junto com o gaúcho Fernando Ponte, atual campeão brasileiro, eles formarão um dos quartetos que representará o Brasil no desafio. 

“Eu e Poliana disputamos campeonatos juntas desde 2006. A rivalidade que a gente criou sempre foi saudável, muito positiva. Me sinto muito bem por estar com ela, não como rival, mas sim como uma pessoa que estará ajudando na última competição. Vai ser fantástico. Poder nadar com ela é uma emoção totalmente diferente. O evento vai ser muito especial”, vibrou Ana Marcela.

Betina Lorscheitter, Viviane Jungblut, Leonardo de Deus e Guilherme Costa formam o outro quarteto verde e amarelo da prova.  

Internacional 

Além de duas equipes brasileiras, o Desafio Rei e Rainha do Mar terá quartetos mistos da África, Europa e Américas, sendo sempre dois atletas masculinos e dois femininos. O percurso tem oito voltas e cada nadador precisa completar duas voltas de 400m (50m na areia e 350m na água). O circuito será intercalado. Um homem fará a largada e uma das mulheres fecha a prova para definir o vencedor.