Após denúncias de abuso sexual, estúdio de Harvey Weinstein declara falência

Antes todo-poderoso de Hollywood, Weinstein produziu os premiados O Artista e O Discurso do Rei

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 10:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

Uma das produtoras cinematográficas mais importantes de Hollywood, da The Weinstein Company, vai declarar falência, informou a imprensa americana. A empresa entrou em declínio desde que começarama ser divulgadas, em outubro, uma série de denúncias de assédio sexual, abuso e estupro contra o produtor Harvey Weinstein, que fundou a empresa em 2005 ao lado do seu irmão, Bob Weinstein. 

Antes todo-poderoso produtor de Hollywood,  Harvey Weinstein é responsável por filmes premiados como O Artista, O Discurso do Rei, entre muitos outros.

“Apesar de reconhecermos que este é um resultado extremamente infeliz para nossos funcionários, nossos credores e qualquer vítima, o conselho administrativo não tem outro remédio que buscar a única opção viável para maximizar o valor restante da empresa: um processo de falência”, afirma a comissão de diretores da Weinstein Company em um comunicado citado pelo jornal Los Angeles Times.

Um grupo de investidores liderado por Maria Contreras-Sweet, uma funcionária do governo do ex-presidente Barack Obama, estava pronto para concluir uma negociação de compra da Weinstein Company por quase 500 milhões de dólares.No entanto, depois que o estado de Nova York abriu processo contra a produtora em 11 de fevereiro por não proteger suas funcionárias do assédio e agressão sexual, a justiça bloqueou a negociação.

A ação contra Weinstein, seu irmão Bob e a produtora foi apresentada diante do temor de que a venda iminente da empresa poderia deixar as vítimas sem a possibilidade de uma indenização adequada.

O procurador-geral de Nova York, Eric Schneiderman, reclamou da negociação para a venda da The Weinstein Company: “Um acordo que essencialmente apenas remove os irmãos Weinstein, mas deixa o restante da administração intacta, pensamos que é inaceitável.

Desde a divulgação do escândalo Weinstein, dezenas de ações civis, pelo menos duas coletivas, foram apresentadas contra Harvey Weinstein e a Weinstein Company, sobretudo por mulheres que denunciam terem sido agredidas pelo famoso produtor de Hollywood. 

Bob Weinstein é o atual presidente da empresa, que demitiu seu irmão Harvey Weinstein no ano passado. De acordo com a imprensa, Weinstein está em tratamento para o vício em sexo e é alvo de investigações nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Mas até o momento não foi apresentada nenhuma acusação contra ele por qualquer crime. Ele nega qualquer relação sexual sem consentimento das mulheres.