Após incêndio em cinema, perícia será realizada na segunda-feira

Apoiadores do Cine XIV estão propondo uma campanha para captar recursos para reconstruir o espaço

Publicado em 12 de novembro de 2017 às 16:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

A perícia para apontar as causas do incêndio que atingiu a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho, está prevista para ser realizada nesta segunda-feira (13), pelo Departamento de Polícia Técnica, de acordo com o proprietário do cinema e diretor do circuito Saladearte, Marcelo Sá. O fogo começou por volta das 8h30 de sábado (11) e atingiu também a Casa 14, imóvel que fica ao lado do cinema. 

Ainda segundo Marcelo, a área está sendo protegida por dois seguranças, que trabalham 24 horas para evitar que alguém entre no local. “Para a gente, a reconstrução do cinema é uma questão importante. Tem que ter uma continuidade. A gente investiu R$ 60 mil no ano passado para reabrir e temos um trabalho reconhecido na cidade”, afirmou, por telefone, neste domingo (12). 

Desde a notícia do incêndio, Marcelo tem recebido propostas de amigos do cinema para promover uma campanha de captação de recursos para ajudar na reconstrução. “As pessoas estão proponho, discutindo com a gente e se colocando à disposição para ajudar, porque não é só reconstrução, tem os equipamentos também”, explicou. As conversas sobre a campanha devem ser fortalecidas a partir de segunda.  

Só após a perícia do DPT – que só pode ser feita quando o imóvel não estiver aquecido – é que será feita a vistoria da Defesa Civil. No entanto, de acordo com o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo, há uma proteção metálica na estrutura interna. “Essa proteção está dando um reforço para a estrutura interna. A priori, não deve ter nenhum tipo de necessidade de demolição, mas a gente está aguardando para ver as providências a serem tomadas”. 

Neste domingo, a diretora de gestão do Centro Histórico pela prefeitura, Eliana Pedroso, esteve na Casa 14, imóvel que foi parcialmente atingido pelas chamas. “Aqui é o celeiro cultural do Pelourinho Dia e Noite. A gente veio ver o prejuízo hoje e, graças a Deus, foi bem menor do que poderia ter sido”, contou, aliviada. Segundo ela, a programação do Pelourinho Dia e Noite, que pode ser conferida aqui, está mantida.