Após morte, cresce procura por vacina da febre amarela em Salvador

Turista de São Paulo faleceu no Couto Maia; 1,3 milhão ainda não se vacinou

Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 17:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO

Após a morte de um morador de São Paulo que estava internado com febre amarela no Hospital Couto Maia, em Salvador, os postos de saúde da rede municipal apresentaram um aumento significativo na procura pelas vacinas contra a doença nesta segunda-feira (15).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproximadamente 1,3 milhão de soteropolitanos ainda precisam se proteger contra a febre amarela. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, em todas 126 salas de vacina da rede municipal.

“Apesar de ainda não termos o fechamento do número de doses aplicadas nessa segunda, já conseguimos perceber um aumento significativo na procura pelas doses nos postos. Isso é importante porque a vacinação é a melhor forma de evitarmos a circulação do vírus nesse período, quando a cidade recebe pessoas de todo o planeta, sobretudo de regiões como São Paulo, onde temos casos confirmados em humanos”, alerta Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde, em nota divulgada pela prefeitura.

Caso importado Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os últimos registros de morte de humanos por febre amarela na Bahia foi no ano 2000, quando foram registrados três casos. A morte deste domingo, conforme a pasta, "trata-se de um caso importado".

"O paciente chegou em Itaberaba (Bahia), no dia 5/1/18, já com sintomas da doença. Ele era oriundo de Taboão da Serra, São Paulo", informa a Sesab, em nota.  Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO Fracionamento Com o objetivo de combater com maior agilidade a circulação do vírus nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Ministério da Saúde lançará uma campanha emergencial com doses fracionadas da vacina especialmente nessas localidades.

Em Salvador, a estratégia começa após o Carnaval, entre 19 de fevereiro e 9 de março. Até o momento do início da campanha, quem ainda não se protegeu pode procurar os postos para tomar a dose padrão do imunobiológico.

“As pessoas não precisam esperar a campanha começar para buscar a vacinação contra febre amarela. Nossos postos ainda não adotaram o fracionamento, que só acontecerá após o carnaval e quem buscar as unidades receberá a dose única padrão, o que protege o indivíduo pela restante da vida”, explicou Morais.

O imunobiológico é administrado em dose única para o público entre 9 meses e 59 anos. O Ministério da Saúde afirma que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Para estes grupos, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica, cujo profissional de saúde avaliará o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco de eventos adversos.

Captura de macacos Em 2018, o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador já capturou 12 macacos nos bairros de Pau da Lima (4), Vila Canária, Dom Avelar, Saboeiro, Itapuã, Rio Vermelho, Periperi e Pituba. Desse total, 11 animais encontravam-se mortos e outro estava aparentemente doente.

Amostras laboratoriais foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen) para verificar as causas das mortes. Este ano, ainda não foram confirmados casos de febre amarela em macacos em Salvador.