Após segundo roubo em 10 dias, alunos da Ufba criam 'assaltômetro'

Estudantes do curso de Matemática passaram a contar dias sem assalto em instituto

  • Foto do(a) author(a) Amanda Palma
  • Amanda Palma

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Passado o susto de dois assaltos em 10 dias, mas não a falta de segurança, alguns estudantes do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba) resolveram encarar a situação no bom humor. Agora, quem entra no diretório acadêmico - com a permissão, é claro - pode acompanhar, em uma espécie de "assaltrômetro", a quantidade de assaltos registrados por lá. 

No quadro da sala, até o momento, está escrito: "Mais um dia sem assaltos". A expectativa dos estudantes é que esses dados não sejam atualizados tão cedo.

Apesar da brincadeira dos estudantes, o diretor do Instituto de Matemática, Evandro Carlos Ferreira dos Santos, afirma que a situação está sendo tratada com seriedade pela direção. "Estamos levando a situação a sério. Hoje, representantes do Coseg (Conselho de Segurança da Ufba) foram até o instituto e informaram que três novas câmeras vão ser instaladas no prédio, no corredor onde ficam os diretórios acadêmicos", adiantou.

Ainda segundo Santos, a direção já solicitou que sejam colocados vigilantes fixos no prédio. "Nunca tivemos um vigilante fixo. Ele é rodante, fica circulando, não fica parado na porta do prédio", relata o diretor do instituto.

Em nota, a Ufba informou que determinou a instalação de câmeras imediatamente no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática, e que outras medidas de segurança estão sendo implantadas na universidade para garantir a segurança e a melhoria da atuação da equipe de vigilância.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) não atua dentro dos campi da Ufba, por esta se tratar de uma institutição ligada à União, mas informou que mantém a Ronda Universitária, com trabalho preventivo no entorno das faculdades, sobretudo à noite. Lançada em junho deste ano, a Ronda já fez 13 conduções e cinco prisões em flagrante.  

Confira a nota da Ufba na íntegra:

"A Universidade Federal da Bahia lamenta o assalto ocorrido na segunda-feira (16/10). A UFBA, através da Pró-Reitoria de Administração / Coordenação de Segurança (Coseg), prestou apoio imediato às vítimas, que foram conduzidas à delegacia do Rio Vermelho e, logo em seguida, às dependências da Coseg, onde fizeram registro da ocorrência no Canal de Segurança da UFBA; 

Determinou, a seguir, prioridade imediata para a instalação de novas câmeras de vigilância no PAF-I, Superintendência de Tecnologia da Informação e Instituto de Matemática. Os serviços de instalação de novas câmeras e manutenção das existentes são regularmente executados.

Finalmente, estão sendo implantadas novas medidas, visando a melhorar a atuação da equipe de vigilância. Entre elas, o direcionamento do acesso de motocicletas ao campus de Ondina apenas pelo Portão Principal, para reforçar o monitoramento dos veículos e seus ocupantes. A medida vigorará até a conclusão da reforma da Portaria da Av. Ademar de Barros. Também foram reforçadas a rondas, a pé e motorizadas, dos vigilantes".