Aproveitamento do Vitória é de 66,6% com Vagner Mancini

Dos 15 pontos disputados com o técnico, o rubro-negro ganhou 10

  • Foto do(a) author(a) Fábio Vasconcelos
  • Fábio Vasconcelos

Publicado em 20 de agosto de 2017 às 20:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/ E.C. Vitória

Se fosse possível avaliar o desempenho do Vitória no campeonato apenas sob o comando de Vagner Mancini, a torcida do Leão estaria em êxtase absoluto. Com o treinador à frente da equipe, foram cinco jogos, sendo três fora de casa. Dos 15 pontos disputados, o rubro-negro somou 10, número bem próximo dos 12 que o time tinha conquistado em 48 disputados até ali.

A campanha “pós Mancini” resulta em um aproveitamento surpreendente de 66,6%, inferior apenas ao do líder Corinthians, que é de 78,3%, e superior ao do Grêmio, segundo colocado, de 63,5%.

No total, o Vitória venceu três jogos, sendo dois deles longe do Barradão, contra os favoritos Flamengo (0x2) e Corinthians (0x1), e a Ponte Preta (3x1), em Salvador. Além disso, trouxe um pontinho precioso de Minas Gerais, após o 0x0 contra o Cruzeiro. Outro dado relevante é a redução do número de gols sofridos. Com Mancini, o Leão só tomou dois gols, contra os 29 antes dele. E, embora já tivesse balançado a rede 16 vezes em 16 jogos, marcou seis gols em cinco duelos, com média superior a um por partida. 

Mesmo com a inesperada derrota em casa diante do Avaí (0x1), o rubro-negro vai cumprindo a meta projetada na chegada do técnico, em 26 de julho, para sua quarta passagem pela Toca. Na apresentação, o comandante deu as cartas. “Temos que estabelecer isso com quem entra em campo. Ninguém entra no campeonato ignorando que a meta inicial é chegar aos 45 pontos. Agora como vamos chegar até lá, vai depender. Mas é importante que você mostre para eles que é totalmente possível e que outras equipes já fizeram”, disse.

Já identificado com a cidade e com a torcida rubro-negra, Vagner Mancini é o técnico que mais treinou o Leão na sua história. Ao todo, foram 158 jogos oficiais, já incluindo a temporada atual. Ele ultrapassou Aymoré Moreira, com 135 jogos, João Francisco, com 118 partidas, e Arturzinho, com 128. 

WhatsApp Em tempos de febre de aplicativos, o mais famoso deles não poderia ficar de fora da resenha após o triunfo heroico do Vitória sobre o Corinthians. Ainda fruto do entrevero que aconteceu no final da entrevista coletiva, entre Mancini e um repórter da rádio Bandeirantes, de São Paulo, circula no WhatsApp um áudio  gravado pelo treinador, logo depois do jogo, indo para sua cidade natal.

“Palhinha, eu tô no carro, voltando para Ribeirão. Ganhar do Corinthians é ótimo. Somar três pontos nem se fala, mas dar uma patada em um jornalista babaca, corintiano, então, nem se fala. Mas valeu, cara, um abraço para você”, disse, aos risos.