Assaltantes fazem arrastão em frente a faculdade em Ondina 

Lanchonete, estudantes e pedestres foram assaltados; veja vídeo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de março de 2018 às 10:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Rua onde ocorreu arrastão promovido por dois homens com apoio de comparsa (Foto: Marina Silva/CORREIO) Uma dupla de assaltantes promoveu um arrastão por volta das 20h30 desta quinta-feira (15), na Rua Macapá, em Ondina. De acordo com a Polícia Militar, equipes da Operação Ronda Universitária faziam incursões no bairro do Rio Vermelho, quando foram informados que dois homens armados, num veículo GM Agile, cor cinza, assaltavam na região. 

No local, os PMs foram informados que os bandidos roubaram estabelecimentos comerciais, estudantes e pedestres que estavam em frente à Faculdade Social da Bahia (FSBA). Testemunhas afirmaram que o arrastão começou na Lanchonete Neto's. 

O CORREIO teve acesso às imagens das câmeras do estabelecimento, que registram a ação dos criminosos. O assalto dura pouco mais de dois minutos. Dois homens – um usando camisa azul e boné preto e outro vestido com uma camisa verde – se aproximam de uma atendente no caixa e um deles exibe a arma na cintura. 

“Eles chegaram pedindo água. Depois de dar R$ 5, um deles levantou a camisa e disse que era um assalto. Peguei o dinheiro, R$ 350, coloquei em um saco e entreguei. Ele ainda perguntou se um envelope tinha dinheiro e eu respondi mostrando que continha documentos”, disse a caixa, sem se identificar.

Nas imagens, uma cliente teve o celular tomado pela dupla. “A cliente ainda não tinha percebido o que estava acontecendo. Ela veio pedir uma cerveja e um dos bandidos mostrou a arma que estava na cintura e pediu o celular. Ela ainda queria tirar o chip, mas o bandido disse: ‘Isso é um assalto, não entendeu’, e tomou o aparelho”, contou. 

Em seguida, os bandidos saíram da lanchonete e entraram no Ágile. “Vimos que outra pessoa já aguardava eles dentro do carro”, contou uma testemunha.

Ocorrências Esta não foi a única vez que clientes do Neto’s foram alvos de ladrões. No dia 13 deste mês, um assaltante tomou o celular de um homem que estava sentado em uma das mesas. O bandido, juntamente com um comparsa, tinha acabado de roubar duas pessoas que estavam em frente a uma banca de doces quando, na fuga, tomou o celular da vítima. 

"Na terça-feira (13), foi a mesma coisa. Passou um carro e roubou várias pessoas aqui na frente", relatou uma estudante, que prefere não se identificar. “E tudo indica que ele é a mesma pessoa do segundo assalto. Usava a mesma camisa e a fisionomia é a mesma”, lembrou uma das vítimas. 

Procurada, a Faculdade Social informou que, diante do fato, reforçou as solicitações por mais segurança na região por parte da Polícia Militar, já que são fatos recorrentes na região. Estudantes da FSBA reforçaram que essa é a segunda ocorrência do tipo nesta semana.

Outra estudante contou que, por conta dos assaltos, só sai em conjunto com outros colegas. "Não podemos mais ficar aqui na frente da faculdade. Está muito perigoso", reforçou.

Carro abandonado Depois de assaltar, os bandidos abandonaram o carro no Rio Vermelho. Por volta das 22h20, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Ondina-Rio Vermelho), encontrou o Ágile abandonado na Rua Deputado Cunha Bueno. 

“Durante a averiguação, foi constatado que o automóvel foi roubado por volta das 19h40, na Av. Vasco da Gama. O veículo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRRFV)”, explicou a Polícia Militar. 

Apesar das buscas, ninguém foi preso. O caso será investigado pela 7ª Delegacia (Rio Vermelho).

Relatos Estudantes da Faculdade Social contam que não há segurança no entorno da instituição. “Eu me sinto vulnerável demais porque, além de não ser a primeira vez que acontece, a gente não tem segurança nenhuma. Por exemplo, quando a aula acaba, às 21h30, precisamos ficar dentro da faculdade esperando o ônibus porque não temos condições de ficar no ponto. A situação ficou pior, nem podemos mais lanchar", contou uma aluna. "E tem outra coisa: ali é muito escuro. Já fiquei várias vezes ali, na lanchonete, com o celular na mão e com a bolsa aberta. Estou assustada demais”, concluiu a estudante.Segundo outra universitária, quando acionada, a Polícia Militar fica por um curto período de tempo em frente à faculdade. “Fica todo mundo lá na porta, de galera, mas na hora de pico, todo mundo vai embora. Ficam menos de 15 minutos lá. Não tem ronda, não tem nada. A faculdade nem câmera tem”, comentou.  

Policiamento reforçado Por meio de nota, a PM informou que, além do policiamento já feito no Rio Vermelho com policiais a pé, em viaturas e nas bases móveis, a segurança foi reforçada na região do Instituto Social da Bahia (Isba), onde fica a FSBA, "objetivando a prevenção e redução aos crimes violentos contra o patrimônio, especialmente roubos a transeuntes e estabelecimentos comerciais em Ondina".

Ainda de acordo com a nota, a atuação é feita com patrulhamento motorizado com viaturas na extensão dessa área, bem como abordagens a pessoas, "especialmente a guardadores de veículos e vendedores ambulantes e estabelecimentos comerciais com orientações e disponibilização dos telefones da Companhia, visando estreitar ainda mais os laços com a comunidade".

Questionada sobre o reforço na segurança do local não ter sido feito antes, a corporação afirmou que os policiais vão sempre ao local quando são acionados. Por isso são necessários os registros das ocorrências, que são realizados na delegacia da área. "É de extrema importância que o cidadão, ao observar suspeitos ou ações delituosas no local, ligue imediatamente para o 190 e informe a situação", conclui o comunicado.