AtlasPROfilax é a nova promessa para tratamento de enxaqueca e dores na coluna

Técnica chegou ao Brasil há 2 anos e apenas 9 profissionais estão habilitados para aplicá-la; um deles está em Salvador

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 12:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

As dores de cabeça e na região da cervical costumam ter relação com problemas de estresse e má postura. No entanto, o que a maioria das pessoas ainda não sabe é que esse problema costuma surgir por causa do mau alinhamento da primeira vértebra da coluna, o atlas. Em apenas uma sessão dores crônicas, fibromialgia, enxaqueca, síndrome do túnel do carpo podem desaparecer.

Essa técnica chegou ao Brasil há 2 anos e apenas 9 profissionais estão habilitados para aplicar a terapia. Em Salvador temos uma profissional capacitada e os outros estão em Minas Gerais, Brasília e em Santa Catarina. Apesar de recente, a técnica já coleciona alguns depoimentos positivos como o do administrador Rogério Charux  “Eu sofria de enxaquecas violentas, eu tinha um problema muito sério de tensão nos ombros e na nuca, após a terapia do AtlasPROfilax estes problemas desapareceram. Eu tenho hérnia de disco também e para mim realizar a terapia do AtlasPROfilax foi maravilhoso pois melhorou a minha saúde, o meu bem-estar e minha saúde está 100% e eu recomendo para todo mundo". 

Entre 1993 e 1996, o quiropraxista e vitalogista René-Claudius Shümperli descobriu que a maioria dos seres humanos têm desvio do Atlas, nome da primeira vértebra da coluna vertebral. O Atlas atua como ponte entre a cabeça e o corpo e por ele ou próximo a ele passam estruturas nobres. "O desalinhamento da vértebra pode pressionar nervos e vasos nessa região, impedindo uma boa circulação sanguínea. Com isso, as pessoas têm maior risco de sofrer de dores na coluna, enxaquecas, dormência em braços e nas pernas, insônia, hérnias discais e, até mesmo, bruxismo (ranger ou apertar os dentes)", afirma a fisioterapeuta Claudia Brito.Segundo os especialistas, 98% da população mundial pode ter este mal posicionamento, entre as causas para o desalinhamento do Atlas estão as alterações genéticas, a má acomodação do bebê no útero, partos com uso de fórceps, o efeito chicote em acidentes de trânsito, quedas e golpes nas costas, sobre as nádegas e na cabeça. "A terapia consiste em uma vibrocompressão na região do pescoço, a fim de liberar possíveis compressões existentes nessa região e o corpo responde como em um efeito dominó de forma gradual chegando as extremidades", acrescenta a fisioterapeuta Claudia Brito. A fisioterapeuta e Atlasprof Claudia Brito (Foto: divulgação) A dona de casa Geralda Lucas, foi submetida á terapia há 6 meses. No caso dela, a queixa era enxaqueca. "Tenho um testemunho de vida com o AtlasPROfilax, fiz o procedimento com a Dra Claudia de Salvador, eu já vinha sentido dores de cabeça há mais de 2 anos e depois desse procedimento a melhora foi de 80%, os meus agradecimentos a Deus e a Dra Claudia, estou muito bem graças à Deus".  

A fisioterapeuta e Atlasprof Claudia Brito explica que as mudanças podem acontecer em até 2 anos e que é um método muito seguro uma vez que não acontece manipulação da vértebra. A sessão, engloba um exame minucioso e testes específicos, durando cerca de uma hora. A terapia, em geral. é realizada uma única vez na vida e só deve ser aplicada por um profissional especializado. A aplicação pode ser feita em crianças, adultos e idosos. Sendo considerada as particularidades de cada pessoa na hora de aplicar a técnica.   O objetivo do AtlasPROfilax é estimular o corpo para um processo de auto cura, após a liberação da musculatura curta dessa região o Atlas se acomoda melhor e o corpo reage em função dessa mudança podendo levar um tempo para encontrar o seu equilíbrio. Alguns pacientes têm respostas imediatas e em outros o corpo pode demorar para se reorganizar. Apenas 10% dos pacientes atendidos não relatam melhora.

As contraindicações são para pacientes que se submeteram a cirurgia de glaucoma recentemente e grávidas, a Fisioterapeuta Claudia Brito reitera que a terapia é um procedimento seguro e reforça a importância de continuar sendo assistido após a aplicação do AtlasPROfilax, para que a eficácia da terapia seja maior.

Embasamento científico O método desenvolvido pelo suíço René-Claudius Shümperli teve sua primeira comprovação científica em um estudo desenvolvido entre 2005 e 2009. Com o uso de tomografia computadoriza 2D e 3D, foram realizados exames de imagens de 115 pacientes. Em todos, o Atlas estava desalinhado. Uma sessão de AtlasPROfilax foi realizada em cada um desses pacientes e, na sequência, os exames de imagem foram repetidos e mostraram a vértebra alinhada na totalidade do grupo. Esses pacientes foram acompanhados por 5 anos e, nesse tempo, não houve nenhuma modificação na posição do Atlas. Entre 2007 e 2008, um novo estudo foi realizado na Colômbia com 900 pacientes com o Atlas desalinhado. De 538 pacientes com queixa de lombalgia, 78% relataram melhoria total, 11% melhoria notável e 11% sem melhoria. Outros 180 pacientes com enxaqueca ou cefaleia foram submetidos ao método e 6% não sentiram melhoram, 4% relataram melhora notável e 90% melhoria total. Nas situações de fibromialgia foram avaliadas 50 pessoas: 4% sem melhoria, 8% melhoria notável e 88% melhoria total. Nos casos da síndrome do túnel do Carpo, 147 pacientes foram acompanhados e 13% não apresentaram melhora, 4% tiveram melhoria notável e 83% melhoria total.   Para conhecer um pouco mais sobre esse método entre em contato através do e-mail: claudia.brito@atlasprofilax  ou telefone 071-99359-9769 ou acesse: www.atlasprofilax.com.br.

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.