Atrativos turísticos de Salvador serão monitorados por empresa espanhola

Serão monitorados locais como a Casa do Rio Vermelho, Elevador Lacerda e o Farol da Barra.

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  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 11:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/CORREIO

A performance de equipamentos turísticos de Salvador vai ser monitorada de perto, a partir de agora. A prefeitura anunciou a contratação da empresa espanhola ReviewPro para monitorar 30 atrativos turísticos e 80 hotéis da cidade. O contrato foi assinado na manhã desta sexta-feira (17). 

De acordo com a administração municipal, a performance dos equipamentos será acompanhada a partir das resenhas e comentários de turistas em plataformas digitais, e tem como objetivo melhorar o desempenho dos serviços oferecidos e atrair mais visitantes para a capital baiana.  Entre os equipamentos, é possível destacar a Casa do Rio Vermelho; os Fortes Santa Maria e São Diogo; a Casa do Benin; a Casa da Barroquinha e o Teatro Gregório de Matos; o Elevador Lacerda; e o Farol da Barra. O contrato com a empresa espanhola foi assinado nesta sexta-feira (17) (Foto: Divulgação) O monitoramento é uma das ações do Plano Estratégico para o Turismo, elaborado este ano e que tem como foco o marketing digital. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 410 mil por ano. Segundo a prefeitura, Salvador é a primeira cidade brasileira a contratar o serviço de monitoramento online e apostar neste segmento.

“A procura de informações turísticas através da internet já é uma realidade, e o marketing digital, com monitoramento eficaz, tem feito cidades de Portugal e da França se destacarem mundialmente. Mais uma vez, Salvador inova ao investir neste sistema que trará resultados mensuráveis e efetivos, promovendo ainda mais melhorias em infraestrutura e serviços da cidade e alavancando o turismo, que é a principal indústria da capital”, afirmou o prefeito ACM Neto, que está em missão na Europa para promover a capital baiana. 

Uma pesquisa realizada pela prefeitura constatou que, atualmente, os visitantes definem a escolha do destino turístico buscando informações através de sites de avaliações, agências de turismo online, redes sociais, fóruns e blogs. Além disso, eles também deixam textos com feedbacks dos locais percorridos nas mídias digitais.

Comportamento As avaliações online fornecem, anualmente, um extenso fluxo de conteúdo sobre o comportamento, interesses e principalmente recomendações dos visitantes. A ReviewPro permite avaliar cerca de 120 itens de um equipamento turístico, como a localização, gastronomia, recepção, limpeza, serviço, valores, banheiro, lazer e tecnologia.

Cada item é quantificado pelo número de menções positivas e negativas expressadas pelos visitantes nas suas resenhas escritas. É possível saber quais as principais palavras positivas, neutras e negativas que foram mencionadas para cada item avaliado, em qualquer período de tempo nos últimos três anos.

Presente em 150 países, a ReviewPro tem cerca de 36 mil clientes e monitora, diariamente, mais de 65 milhões de resenhas, escritas em 175 sites de avaliações e agências de turismo online, em 45 idiomas.