Autos & Etc: carro elétrico da Nissan é atualizado

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  • Antônio Meira Jr.

Publicado em 16 de setembro de 2017 às 04:28

- Atualizado há um ano

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Lançado em 2010, o Leaf, carro elétrico da Nissan, acaba de chegar a sua segunda geração. Agora o modelo utiliza um motor elétrico que desenvolve 150 cv e gera 32,6 kgfm de torque. Sua bateria, que tem autonomia para 400 km, pode ser recarregada em 8 horas, mas é possível fazer uma recarga rápida de 80% em 40 minutos. O modelo vem recheado de novidades, como um sistema que quando o motorista pressiona o pedal da direita, o Leaf acelera. Se ele alivia o pé, o carro começa a desacelerar. E, se ele tira completamente o pé, o automóvel para. Outro recurso que estreia neste Nissan é o auxílio de condução Pro Pilot. Ele é capaz de seguir um veículo que vai à frente em uma estrada, por exemplo. O sistema controla acelerador, freio e volante. No Brasil, o Leaf é utilizado de forma experimental como táxis e viaturas da polícia. Comercializado em 49 países, o modelo elétrico teve quase 300 mil unidades comercializadas. Segunda geração no Nissan Leaf tem bateria commais autonomia que a do Chevrolet Bolt e do Tesla Model 3 (Foto: Divulgação) MERCADO PREMIUM Em agosto, BMW e Mercedes-Benz empataram na primeira colocação com 26 veículos vendidos cada uma na Bahia. A Audi ficou com a segunda posição, com 20 unidades, e a Land Rover em terceiro com 17 exemplares. Volvo e Porsche tiveram cada uma sete unidades emplacadas. O caso da Porsche é curioso, pois a Bahia teve mais carros emplacados em agosto que Pernambuco, estado escolhido pela marca para sediar uma concessionária. Entre os modelos, destaque para o Mercedes-Benz Classe C, que somou 15 unidades. Seu arquirrival, o BMW Série 3, ficou com a segunda posição com 14 carros. Empatados em terceiro, o Audi Q3 e o Land Rover Discovery Sport, cada um com 11 veículos emplacados em agosto no estado. (Foto: Divulgação)  PEQUENA VARIAÇÃO  A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) anunciou os resultados do setor no primeiro semestre de 2017, quando foi registrada queda de 0,8% no total de vendas de pneus em relação ao mesmo período de 2016. O número faz parte do levantamento setorial das empresas associadas. “Mesmo com o aumento da produção de pneus e de um pequeno avanço nas vendas no ano, os resultados seguem abaixo do esperado”, diz o presidente executivo Klaus Curt Müller.

AGRICULTURA EM DESTAQUE O semestre registrou um aumento de 2,6% na produção de pneus, com destaque para pneus agrícolas (33,2%), de camionetas (11,7%) e fora de estrada (11,4%). Já a produção para veículos de passeio apresentou queda de 0,2%. No total, foram produzidos 34.467.058 de pneus em 2017, contra os 33.603.113 no primeiro semestre de 2016. No entanto, o resultado negativo das vendas no período - para montadoras, reposição e exportação - foi influenciado pelas quedas de 2,1% na comercialização de pneus para veículos de passeio, 1,9% no setor de carga e 0,5% nos veículos de duas rodas.

 AS MOTOS PREFERIDAS A Honda dominou o mercado baiano de motos no último mês. As quatro mais vendidas foram da fabricante japonesa: a CG 160 teve 1.069 unidades emplacadas em agosto e foi seguida pela Pop 100i (821), NXR 160 (646) e Biz (492). O quinto lugar foi da Shineray XY 50 (321), em sexto veio a Honda CG 125 (157), em sétimo a Yamaha YBR 150 (106), em oitavo a Honda XRE 300 (104), em nono Yamaha XTZ 150 (96) e em décimo a Wayang WY48Q2 (84). (Foto: Divulgação) AGRALE A Agrale desenvolveu uma configuração como micro-ônibus para transporte de estudantes da nova geração Marruá. O veículo tem capacidade para 15 pessoas. (Foto: Divulgação)