Azul e verde: como deixar a decoração mais próxima do mar

Tudo depende da escolha do tom que se deseja usar na mistura

  • Foto do(a) author(a) Daniel Silveira
  • Daniel Silveira

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 08:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Xico Diniz/Divulgação

Azul e verde juntos podem deixar o ambiente com uma pegada marítima. Ou simplesmente dar um aspecto despojado, como afirma o arquiteto Thiago Manarelli, do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura. “Mas tem como fazer algo extremamente glamouroso”, explica. O segredo é acertar na combinação dos tons, misturando as cores na parede e em mobiliário e elementos nos mais diversos ambientes da casa. “Não existe regra sobre como usar ou não, depende muito da tonalidade. Não são todas que ficam boas”, alerta. “Cores mais escuras ou tons no mesmo grau são mais fáceis de misturar”, aponta o arquiteto. 

Ele conta que, para conseguir se aproximar do clima praiano, basta usar tons específicos das duas cores. “Azul marinho com verde água dá muito essa característica de casa de praia e sai da ideia trivial do simples azul e branco”, pontua.

Quem também acredita que não há fórmula para combinar as cores é a arquiteta Marcia Meccia. Mas ela aponta a necessidade de dosar bem o uso. “Tem que ter um certo cuidado porque essas são cores mais frias”, afirma. Em seu ambiente na CASACOR Bahia deste ano, ela apostou na mistura com madeira para deixar o local mais aconchegante.  O verde mais claro e o azul do céu se uniram para transformar o Canto do Casal, espaço de Marcia Meccia na CASACOR Bahia desse ano. O equilíbrio veio na madeira e no algodão das poltronas (Foto: Xico Diniz/Divulgação) A profissional ainda apoia a ideia de apostar em outros elementos, como o algodão, que forra as poltronas do Canto do Casal, que assina no evento. Assim como Manarelli, a arquiteta lembra que a escolha dos tons é o que pode garantir ou não a sensação de estar perto do mar.

[[saiba_mais]]

A dica de Thiago é que, ao invés de misturar as cores na parede, a pessoa faça a opção de usar um tom nela e um diferente noutros elementos como poltrona, bufê, mesa e cama. “Uma parede numa cor única unida a um mobiliário que contraste com ela ou que a complemente costuma ficar muito bom”, explica.

Assim como não tem regra para a escolha da cor, não há também na hora de optar por onde usar azul e verde. Vale sala de estar, living, quarto, cozinha. Não importa. “No quarto, essa combinação fica ótima: uma parede azul e a cama verde, por exemplo”, aposta Thiago. "Azul-marinho com verde-água dá muito essa característica de casa de praia e sai da ideia trivial do simples azul e branco", aponta Thiago Manarelli.Em seu ambiente na CASACOR Bahia, ele apostou num tom mais escuro na parede. “Tem essa história de dizer que em copa e cozinha, geralmente, não se usa azul. Mas a gente queria mostrar que a não existe cor específica para lugar”, conta. Então, ele e sua sócia, a arquiteta Ana Paula Guimarães, optaram pelo tom petróleo e equilibraram com um verde limão siciliano, que, apesar de ser claro, conversa com o outro. Para dosar o uso de cores, os arquitetos optaram por madeira e tons de cinza e bege. Na Copa Cozinha de Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães do Manarelli Guimarães Arquitetura o azul petróleo se uniu ao verde limão siciliano. O qeuilíbrio veio com os tons de bege, cinza e branco (Foto: Xico Diniz/Divulgação) Para não correr o risco de errar nas misturas, Marcia sugere que se façam testes. “Antes da parede, compre uma lata pequena da tinta e pinte um pedaço. Para dar certo tem que ter três demãos”, explica a arquiteta. Além disso, ela lembra que não se deve escolher a cor pelos exemplos na tela do computador ou do smartphone. “A absorção, a luz, tudo é diferente da parede”, indica. A dica final é de Manarelli: ousar e não ter medo. “As pessoas gostam, normalmente, de toques de cor, mas ela em bloco grande emociona, mexe com a gente”, finaliza. Foto: Xico Diniz/Divulgação