Bahia cria Comitê Gestor de Prevenção de Acidentes de Trânsito

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 23 de setembro de 2017 às 17:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Acidente envolvendo carro e moto na Estrada de Pirajá, este ano O Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito envolvendo Veículos Automotores de duas ou três rodas teve seu decreto de instituição (nº 17.952)  publicado neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado (DOE). A assinatura visa à implementação de ações e estratégias de intervenção para a redução da morbimortalidade por esse tipo de acidentes.

O Comitê, coordenado pelo secretário da Saúde do Estado, Fabio Vilas-Boas, contará como membros os secretários da Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e Comunicação Social, além do diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e dos presidentes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde e da União dos Municípios da Bahia.

Apenas na Bahia, entre os anos de 2000 e 2017, foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito, o equivalente à população de cidades como Cachoeira ou Riachão do Jacuípe. Deste total, 6.695 pessoas estavam dirigindo motos, enquanto 12.080 conduziam carros. De acordo com Fábio Vilas-Boas, os acidentes de moto representam hoje o maior e mais grave problema de saúde pública do estado, tendo em vista os elevados custos econômicos e sociais, além da elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares, visto que são pacientes politraumatizados.