Baianas desenvolvem gerenciador que ajuda a diminuir conta de luz

Sistema também ajuda a monitorar o modo stand by

Publicado em 3 de janeiro de 2016 às 11:39

- Atualizado há um ano

Em busca de soluções inovadoras para reduzir o consumo de energia elétrica, um projeto de jovens engenheiras baianas que prevê uma economia até 40% acaba de ser premiado no concurso nacional Proteste Inovação 2015.Danielle Oliveira e Tuane Paixão devem comercializar serviço em 2016(Foto: Divulgação)O Gerenciador Online monitora e controla informações diárias de consumo de energia elétrica e já possui  um protótipo pronto. O programa deve começar a ser comercializado, a preços populares, partir do final de 2016. “O software é de monitoramento e gerenciamento de quadro de energia. É possível acoplar ao quadro de energia e  monitorar seu consumo online”, explica Tuane Paixão, uma das engenheiras responsáveis pelo desenvolvimento do projeto.

O sistema também ajuda a monitorar o modo stand by. O programa gera relatórios, além de possibilitar a opção de ligar e desligar os circuitos elétricos por meio do aparelho celular. “O gerenciador permite a redução de 15% a 40% dos valores finais da conta de energia e pode ser facilmente instalado”, detalha a engenheira.

O gerenciador faz parte do projeto Redução do Consumo de Energia Residencial Elétrica Online e é resultado do trabalho de conclusão de curso de Tuane Paixão, aluna da Faculdade ÁREA1, juntamente com a colega Danielle Teixeira Oliveira, também formada pela instituição no curso de Engenharia da Computação em 2015.

De acordo com Danielle Oliveira, o prêmio representa a necessidade de solucionar os  problemas relacionados à crise energética. “ Iniciativas como esta devem ser apoiadas pelas instituições de ensino”, afirma ela.

Água: use o recurso de forma conscienteNo banho  Feche a torneira do chuveiro enquanto se ensaboa. Quinze minutos de banho com aquecedores, por exemplo, podem gastar 135 litros de água e ainda queimar a resistência do chuveiro.Pinga-pinga Fique de olho nos vazamentos. As gotas que descem ralo abaixo podem alcançar um desperdício de 95 litros por dia.Carro limpo Se a lavagem dura  30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto de água pode chegar a 560 litros. Com o balde, isso pode cair para 40 litros.Na cozinha Antes de lavar a louça, limpe os restos de comida e feche a torneira: o consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

Energia: Confira dicas para economizarChuveiro elétrico Nos dias de calor, coloque na temperatura “Verão”. Nessa posição, o consumo é 30% menor do que na posição “inverno”.Celular, câmera, notebook  Não deixe o aparelho “dormir” carregando e nem deixe carregar por horas seguidas. Retire da tomada assim que a bateria estiver completa. Iluminação Use lâmpadas compactas e aproveite a luz natural. Essa substituição é capaz de economizar até 80% de energia. Outras opções são as halógenas ou de LED. Para todos os aparelhos  Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando. A função de stand by usa  de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.