Baiano Rogério Minotouro é pego no antidoping

Lutador de MMA, de 41 anos, testou positivo para um diurético e divulgou resultado em suas redes sociais

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 18:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Buda Mendes/Zuffa LLC/Divulgação

Um dos lutadores baianos mais conhecidos no mundo do MMA, Rogério 'Minotouro' Nogueira foi pego no exame antidoping. Nascido em Vitória da Conquista, o lutador de 41 anos, irmão gêmeo de Rodrigo 'Minotauro', ex-campeão do UFC, testou positivo para hidroclorotiazida em um exame fora de competição. Ele estava agendado para enfrentar o americano Jared Canonnier no UFC: Lawler x Dos Anjos, em 16 de dezembro, pelos meio-pesados. A luta foi suspensa.

A última vez que Minotouro entrou no octógono, foi em novembro do ano passado, em São Paulo, quando foi nocauteado pelo americano Ryan Bader. No cartel, o baiano acumula 22 vitórias e 8 derrotas. Ele ainda foi atleta de boxe no Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, conquistando a medalha de bronze na categoria super-pesados. 

Foi o próprio Minotouro que anunciou que havia sido pego pela Usada, a Agência Antidoping dos Estados Unidos, em suas redes sociais. Confira o anúncio do lutador baiano: 

"Alunos, fãs, amigos, família: à todos que sempre estão ao meu lado, estou aqui falando para vocês. Hoje fui surpreendido pela USADA - órgão de controle de dopping - que apareceu uma substância diurética em meus exames. Estou aqui para tentar esclarecer pois ainda não temos todas as explicações, mas a partir de agora vamos investigar a fundo esta situação, venho dizer a todos vocês que estou confiante na minha inocência e vamos descobrir de fato o que aconteceu, e me defender na hora oportuna. Eu sempre joguei nas regras, sou um lutador veterano e estou no esporte há muito tempo; e eu quero sempre dar exemplo para os mais novos que se espelham na carreira que eu construí e jamais iria me envolver com algo ilícito para melhorar a minha performance ou ganhar alguma vantagem. Nunca precisei tomar diurético, todos que me acompanham, principalmente os meus treinadores, sabem que nunca tive dificuldades alguma para perder peso e essa é a função do diurético. Assim que o UFC marca a minha luta, inicio um processo de dieta e treinos para, justamente, ao final do camp não sofrer com a queda de peso. É muito difícil estar passando por isso, para mim, que sempre fui honesto, e principalmente com o meu trabalho, que me dediquei e ainda me dedico com muito amor. Por conta (disso), infelizmente a minha luta foi cancelada, fiquei muito triste com isso tudo, mas espero assim que possível esclarecer esse mal entendido e dar luta espetacular a todos vocês. Obrigado à todos vocês pelo apoio e respeito comigo."