Balada baiana na Grécia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 19 de agosto de 2017 às 08:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A DJ baiana Anne Louise, residente do Club San Sebastian, no Rio Vermelho, vai aportar no verão europeu nos próximos dias. Depois de assinar festas em Cartagena, na Colômbia; Dublin, na Irlanda; e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, ela encara mais uma vez o circuito de música eletrônica mundial. Desta vez, ela desembarca em Mykonos, na Grécia, no dia 26 de agosto, durante a United Pool Party, que tem na programação uma festa assinada pela boate baiana. DJ baiana Anne Louise vai levar seu play lista para animar o verão de Mykonos, na Grécia (Foto:Divulgação)

MAM e a 4ª Bienal

O Museu de Arte Moderna da Bahia está sob estado Bienal. O diretor do espaço, Zivé Giúdice, se reuniu esta semana com o secretário de cultura, Jorge Portugal, e com representantes de outros órgãos públicos da área cultural, além de alguns artistas, para definir o que seria a 4ª Bienal da Bahia. A ideia, segundo Giúdice, é que todo o conteúdo produzido no MAM-Ba, a partir de agora, seja uma ação preparatória para a bienal. "Precisamos pensar a Bienal como um evento permanente e não apenas calendarizado", diz. O primeiro evento que deve acontecer dentro dessa nova proposta é uma mostra com artistas da novíssima geração prevista para o mês de setembro.

Oliva abre quinta unidade

A rede de restaurantes Oliva está festejando 10 anos. E para celebrar, Hamilton Bacelar e seus sócios inauguram, no próximo dia 23, a quinta unidade da marca na Bahia. A loja vai funcionar no Shopping da Bahia e tem arquitetônico assinado por Sidney Quintela.

Japa

E por falar em Sidney Quintela, o arquiteto deu uma repaginada no Tokai Gourmet que completa cinco anos com novo cardápio e novo sushiman. O ex-Kinoshita (restaurante de culinária oriental de maior destaque da América Latina e único japonês de São Paulo a ostentar uma estrela do Guia Michelin), Rafael Mabu, é quem vai comandar a cozinha da casa.

Rumo a São Paulo

O chef Edinho Engel vai desembarcar em São Paulo na próxima semana para mostrar aos paulistanos os segredos da moqueca mista do Amado. O mineiro radicado na Bahia participa mais uma vez do Taste of São Paulo, um dos maiores eventos de gastronomia do país, que acontece na capital paulista entre os dias 24 a 27 de agosto, no Clube Hípico Santo Amaro. Além do clássico da cozinha baiana, que ele apresenta na aula-show do dia 24, o chef fará palestra com o tema Peixe tratado com dignidade e simplicidade, quando contará as melhores formas e métodos para lidar com o peixe na gastronomia. Mineiro radicado na Bahia, Edinho Engel vai participar de evento gastronômico em São Paulo (Foto:Uran Rodrigues / Divulgação) Na estrada

O fotógrafo baiano Álvaro Vilela, da galeria Triângulo, leva sua exposição Faces, que já foi apresentada aos baianos no Museu de Arte da Bahia em 2015, para o Espaço Furnas Cultural, de 1 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.

Coleção

Falando em artes visuais, dois jovens artistas baianos, Pico Garcez e Ayrson Heráclito, terão obras incluídas na exposição de fotografias Feito poeira ao vento - Coleção Mar, do Museu de Arte do Rio. A mostra, que tem curadoria de Evandro Salles conta com obras de artistas como Marc Ferrez, Kurt Klagsbrunn, Pierre Verger, Walter Firmo e João Farkas, dentre outros.

Seleção

Ainda em processo de finalização, o filme Guerra de Algodão, terceiro longa de Marília Hughes e Cláudio Marques, foi selecionado para o Futuro Brasil, seção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro para filmes ainda não finalizados. O festival, um dos mais antigos do país, chega a sua 50ª edição este ano. Foram habilitados cinqüenta e cinco longas de todo o pais, sendo que apenas seis foram selecionados. Curadores da Alemanha, Estados Unidos e Argentina estarão presentes e assistirão aos filmes, sem sessões fechadas. Guerra de Algodão foi inteiramente filmado em Salvador. A atriz Thaia Perez que interpreta a personagem Maria, no filme Guerra de Algodões (Foto: Milena Paladino) Arte premiada

A obra do artista baiano Raimundo Santos Bida foi escolhida pela Basf para estampar o calendário 2018 da companhia. Bida, que tem ateliê no Centro Histórico e trabalha com arte naf, foi pego de surpresa por seu marchand na Bélgica que inscreveu sua obra no concurso mundial que acontece há 42 anos. "Ele me disse que tinha inscrito, mas esqueci disso, quando me ligou pra contar da seleção, fiquei feliz. Além de ter sido escolhido, eles compraram minha obra e me pagaram direitos autorais para reproduzir na folhinha e distribuir para o mundo inteiro", comemora.  

Poesia musicada

Baiano radicado em São Paulo, o cantor e compositor Rico Ayade está com um belíssimo álbum na praça. Atravesso, seu segundo disco de carreira, reúne 13 faixas entre canções e poesias autorais. Dentre as composições de sua própria lavra, vale destacar a música que dá título ao disco e Mato Grosso, nas quais os arranjos de piano cheios de dramaticidade, dialogam bem com sua voz forte e suave. Para quem é fã de hits, vale escutar sua interpretação em Mãe, de Caetano Veloso, gravada por Gal Costa em 1978. O baiano Rico Ayade lança seu segundo álbum,  Atravesso (Foto: Fernanda Torchetti) essoa física

Em contato com a coluna, o empresário Marco Alvarez, afirmou que não foi o Baby Beef Alvarez que adquiriu o La Pulperia e sim, ele, pessoa física que se tornou sócio da casa. Ainda segundo o empresário, na negociação ficou definido que a gestão do Baby Beef Alvarez ficará com o agora sócio no La Pulperia, Anderson Souza, como informou a coluna do último sábado.

Inclusão

João Gomes, presidente da ABMP Associação Baiana do Mercado Publicitário - ABMP está comemorando a adesão da entidade ao Conselho Executivo de Normas-Padrão, que gere as normas-padrão da atividade publicitária e que tem, como missão, fomentar a livre concorrência e difundir boas práticas no relacionamento comercial entre anunciantes, agências e veículos, preservando o modelo brasileiro de publicidade. João, que é o diretor de televisão da Rede Bahia, diz que associação é a primeira do Nordeste a integrar o conselho.