Baleia jubarte é achada morta perto da praia da Boa Viagem

A Bahia é o estado onde houve mais encalhes este ano

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 19:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto do Leitor

Uma baleia jubarte adulta foi encontrada encalhada na manhã desta quinta-feira (21) próximo à praia de Boa Viagem. Inicialmente, a Marinha avaliou a possibilidade de rebocar o animal, que se encontra em área de navegação. No entanto, com a força da correnteza a baleia ficou presa em pedras, em região mais rasa, o que impossibilitou a aproximação do barco da Marinha. O animal, que tem entre 35 a 40 toneladas, já estava morto quando encalhou.

O Projeto Baleia Jubarte já entrou em contato com a Limpurb para dar as orientações de como a destinação da carcaça deve ser feita. O veterinário do projeto, Hernani Ramos, diz que a baleia, que já se encontra em estado avançado de decomposição, tem cortes na superfície, o que pode indicar morte devido à hemorragia. A causa da morte só será confirmada após exames.

A prefeitura já foi acionada e deve organizar nesta sexta uma força-tarefa para retirar o animal. De acordo com o veterinário, a remoção deve ser feita o mais rápido possível, já que a maré volta a subir às 10h30 da manhã e pode deslocar a carcaça “Ela se desprendendo pode chegar a uma praia movimentada, como a Praia do Meio em Boa Viagem ou até provocar colisão com as embarcações”, destaca. Kaio Leal, presidente da Limpurb, informou que uma equipe deverá fazer a remoção começando às 10h.

De acordo com o veterinário, a quantidade de encalhes em 2017 não assusta os pesquisadores “A população de jubarte tem crescido ano a ano, por isso é natural que o número de encalhes também aumente”, explicou o veterinário. Ele ressalta que as causas de encalhe têm sido normais, como desorientação do animal. A temporada de fortes ventos sul, sudeste e leste que começou em junho e movimenta as correntes marítimas superficiais é a responsável pelo encalhe dos animais mortos nas praias brasileiras. 

Estima-se que a população de baleias jubarte atualmente seja de cerca de 20 mil indivíduos. A Bahia é o estado onde houve mais encalhes este ano. Foram registrados 38 casos - o mais recente ocorreu no último dia 1°, quando uma baleia morreu após encalhar na praia de Ondina. No Espírito Santo, estado com a segunda maior ocorrência, houve 28 encalhes, seguido do Rio de Janeiro, com 12. No Brasil, houve 92 encalhes de baleias em 2017.