Bandeirante, o precursor

Por Antônio Meira Jr.

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Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 04:15

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A Toyota comemorou na terça-feira os 60 anos do início das suas operações no Brasil. Tudo começou com apenas um escritório, em janeiro de 1958. Na sequência, em dezembro do mesmo ano, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veículos no País. Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, que era apenas montado aqui, que recebeu o nome de Bandeirante. Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos se posicionou como referência no mercado de utilitários.

DO COROLLA AO YARIS Em setembro de 1998 a Toyota começou a produzir o Corolla no mercado nacional em uma nova fábrica em Indaiatuba, no interior de São Paulo. 14 anos depois, outra fábrica foi erguida para a produção do Etios em Sorocaba, também em São Paulo. Esta mesma unidade está recebendo investimentos adicionais de R$ 1 bilhão para receber equipamentos para a produção do Yaris (foto), que será lançado no segundo semestre. Outra unidade fabril da marca fica em Porto Feliz, SP, onde são produzidos motores. Foto: Divulgação AMÉRICA LATINA Além de liderar as vendas no mercado brasileiro, o Chevrolet Onix também foi o modelo mais vendido na América Latina. No total foram 208.725 unidades emplacadas na região - destas, 188.654 foram no Brasil. A segunda posição ficou com o Volkswagen Gol (146.928) e a terceira com o Ford Ka (137.559). A quarta colocação foi do Renault Sandero (118.448) e a quinta do Nissan Versa (115.713). Da sexta a décima ficaram: Toyota Hilux (111.974), Toyota Corolla (97.706), Hyundai HB20 (97.543), Chevrolet Prisma (92.657) e Nissan March (77.869). Foto: Divulgação PRIUS SE DESTACA Animada com o bom resultado das vendas do Prius no mercado nacional - as vendas do modelo cresceram 496% ano passado -, a Toyota confirmou que vai começar o desenvolvimento de uma versão flex para o seu híbrido. O ministro interino da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge, confirmou durante o evento comemorativo aos 60 anos Toyota que carros elétricos e híbridos terão o IPI reduzido de até 25% para 7%, mesma alíquota aplicada aos automóveis com motor 1.0. Atualmente a taxa deste imposto que incide sobre o Prius é de 13%.

VENDAS NOS ESTADOS UNIDOS Depois de registrar em 2016 o seu recorde de vendas com 17.237.702 unidades, o mercado automotivo dos Estados Unidos encerrou 2017 com queda de 1,8%. Na disputa entre as fabricantes, a Ford (2.464.041) completou oito anos seguidos como líder, com a Toyota (2.129.382) em segundo e a Chevrolet (2.065.883) em  terceiro. Oitava, a Subaru (647.956) registrou recorde de vendas pelo nono ano seguido. Entre as marcas premium, a Mercedes-Benz (369.152) manteve a ponta conquistada em 2016. Para este ano a expectativa é que o mercado cresça 3%.

FINANCIMENTOS EM 2017 A Bahia teve 192.533 vendas de veículos a crédito em 2017, uma alta de 5,9% em relação ao ano anterior. Desse total, 86,5 mil unidades foram de carros zero quilômetro. Em todo Brasil, as vendas financiadas de veículos somaram 5,1 milhões de unidades em 2017. Esse número representa um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior e engloba veículos novos e usados. 1,8 milhão representam veículos novos - 3,5% a mais do que em 2016 - e 3,3 milhões são usados, uma alta de 13,4% sobre 2016. Os números são da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG).