Beatles em todos os sentidos: conheça exposição que conta tudo sobre a banda

Beatlemania Experience começa hoje no Salvador Shopping

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 29 de julho de 2017 às 09:36

- Atualizado há um ano

Atravessar a faixa de pedestres da Abbey Road, conhecer o interior do Submarino Amarelo, ver de pertinho como eram os instrumentos deles e até mesmo os autógrafos dos quatro rapazes de Liverpool. Essa experiência sensorial é o que promete a exposição Beatlemania Experience, que abre para visitação hoje no Salvador Shopping. Pela primeira vez fora de São Paulo, a mostra  conta a trajetória dos Beatles, desde o início da carreira até o fim da banda em 1970.

Em uma tenda com mais de 10 mil metros quadrados, o público poderá conferir dez alas que recriam os ambientes e os fatos que foram decisivos na vida de John, Ringo, Paul e George. Segundo o produtor e curador da mostra Rodrigo Tedesco, os instrumentos expostos não são os originais, mas fazem parte da série de época. Ele diz também que os ambientes foram montados exatamente como se a banda estivesse prestes a se apresentar. Além disso, as fotos presentes na exposição nunca foram publicadas.

[[galeria]]

Os visitantes poderão também curtir itens de memorabília, como as roupas usadas pelo quarteto, das jaquetas rock’n’roll às batas indianas, sem esquecer os terninhos do início. Até o vagão de trem de onde eles deixaram a cidade de Liverpool em direção a Londres foi reproduzido nos mínimos detalhes. Outro aspecto curioso diz respeito à exibição das fotos do acervo pessoal de Lizzie Bravo, fã carioca que foi a única brasileira a gravar com os Beatles, em 1968.

Na verdade, a história começa quando a garota completa 16 anos e pede aos pais uma viagem para Londres para conhecer os ídolos. Depois de passar muito tempo em frente ao estúdio da Abbey Road, um belo dia, John perguntou qual das fãs que acampavam por ali conseguiam segurar determinadas notas numa canção. Só Lizzie e mais uma menina ganharam a possibilidade de fazer o backing vocal de Across The Universe.

Tecnologia e memória se unem na Beatlemania Experience e o visitante pode viver, através de óculos de realidade virtual, os shows dos rapazes, acompanhando as reações da plateia. Em cada uma das alas, totens com canais no Spotify também possibilitam conhecer as canções e o período em que elas foram tocadas. Em outubro, Salvador recebe show de Paul McCartney, que virá com apoio da TV Bahia.

ServiçoSalvador Shopping (Av. Tancredo Neves - 3016-2569)Abertura hojeVisitação: de terça a sábado, da 13h às 21h, e domingos, das 13h às 20hIngresso: R$ 40 | R$ 20